AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA E BILINGUISMO

Marcello MARCELINO

Resumo


O termo Aquisição de L2 (AL2) é frequentemente incompreendido no contexto brasileiro. Ele reflete a tradição gerativista de estudos em L2, pouco difundido neste contexto. Neste trabalho, abordo a área de aquisição de L2, de perspectiva gerativista, discutindo o conceito e a frutífera área de pesquisa e investigação. Dentre os pontos debatidos em AL2, é central se os mecanismos inatos da Gramática Universal guiam a aquisição de L2 de forma semelhante à aquisição de L1.  De relevância para a discussão dos estudos de L2A, está também a aquisição precoce da L2 em contextos brasileiros de Educação Bilíngue, que será brevemente discutida.


Palavras-chave


Gramática Universal; Parâmetro de Composição; gramática nuclear; periferia marcada; bilinguismo

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.