FROM COLLABORATIVE WRITING TO READING COMPREHENSION (A pilot study on form focus as a means to enhance reading comprehension in ESP classes)

Autores

  • Rosângela Guimarães Seba

Palavras-chave:

interação, leitura, diálogo colaborativo, instrução-focada-na-forma, negociação

Resumo

Estudo piloto realizado como parte integrante da dissertação de Mestrado da autora, cujo objetivo é verificar de que maneira a interação negociada com foco reflexivo na forma através do diálogo colaborativo favorece a compreensão de textos acadêmicos em inglês. Com esse fim, o conceito de diálogo colaborativo é utilizado segundo Swain (2000). À luz da teoria sócio-cultural do desenvolvimento da mente humana, a aprendizagem de uma língua estrangeira resulta de interações dialógicas do indivíduo não só com os outros, mas também consigo mesmo. O estudo fornece subsídios para uma melhor compreensão do processo de leitura em língua estrangeira.

Downloads

Como Citar

Seba, R. G. (2010). FROM COLLABORATIVE WRITING TO READING COMPREHENSION (A pilot study on form focus as a means to enhance reading comprehension in ESP classes). Intercâmbio, 17. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3602

Edição

Seção

Artigos