COMPLEXIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NORTEADAS PELO DESIGN EDUCACIONAL COMPLEXO

Autores

  • Marina Borges MURIANA PUC-SP
  • Solange Lopes Vinagre COSTA PUC-SP

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem de inglês, design educacional complexo, complexidade, abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa.

Resumo

Este artigo apresenta duas experiências de ensino-aprendizagem de inglês, uma presencial e outra virtual, desenvolvidas à luz da complexidade (MORIN, 2015a). Ambas buscaram compreender a percepção dos alunos sobre situações de ensino-aprendizagem fundamentadas no design educacional complexo (FREIRE, 2013). Tal design pode orientar professores e desenvolvedores na criação de cursos ou atividades que, além de conteúdo específico, contemplem incertezas e permitam a coautoria dos alunos. As emergências das pesquisas, realizadas por meio da fundamentação metodológica da abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2017), indicaram a percepção de que as situações de ensino-aprendizagem, entendidas como complexas, distinguem-se de outras de cunho tradicional.

Biografia do Autor

Solange Lopes Vinagre COSTA, PUC-SP

Mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

MURIANA, M. B., & COSTA, S. L. V. (2020). COMPLEXIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NORTEADAS PELO DESIGN EDUCACIONAL COMPLEXO. Intercâmbio, 43. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42824

Edição

Seção

Artigos