A Intercâmbio vem a seus leitores, mais uma vez, com os trabalhos apresentados no 6° InPLA, devidamente submetidos ao Corpo Editorial para pareceres, selecionados, e posteriormente revisados. Essa preocupação, que também é a de todos que apresentam no InPLA suas pesquisas - a de um evento de bom nível científico, reunindo trabalhos de muito boa qualidade- redundou no volume que agora aparece. Os trabalhos aqui publicados revelam que a pós-graduação no Brasil no setor de Lingüística Aplicada tem apresentado produtos de alto nível, como poderão ver os leitores.
De um evento voltado para o corpo discente dos vários cursos de pós-graduação do país, o InPLA passou a receber a colaboração de vários docentes de nome das universidades brasileiras e de mestres e doutores que aqui vieram apresentar os resultados de suas teses, contribuindo para alcançarmos a qualidade que se pode ver nesses volumes da Intercâmbio. Fica aqui o nosso agradecimento a todos os que prestigiaram o evento e esta publicação.
De um evento voltado para o corpo discente dos vários cursos de pós-graduação do país, o InPLA passou a receber a colaboração de vários docentes de nome das universidades brasileiras e de mestres e doutores que aqui vieram apresentar os resultados de suas teses, contribuindo para alcançarmos a qualidade que se pode ver nesses volumes da Intercâmbio. Fica aqui o nosso agradecimento a todos os que prestigiaram o evento e esta publicação.
Sumário
Apresentação
Apresentação
Laís Furquim de Azevedo |
|
Seção I - Mesas Redondas
Kanavillil Rajagopalan |
|
DESAFIOS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS NO ENSINO À DISTÂNCIA
Luiz Antônio Marcuschi |
|
Seção II - Leitura e Produção
Clemira Canolla |
|
Angela Dionisio |
|
Maria Cristina Lírio Gurgel |
|
Carmen Helena Moscoso Lobato |
|
Anna Rachel Machado |
|
Josalba Ramalho Vieira |
|
Seção III - Escrita
Denise Lino De Araújo |
|
Ana Antônia de Assis |
|
Patrícia Prado Calheta |
|
Maria Inês Pagliarini Cox |
|
Dany Al-Behy Kanaan |
|
Ana Rosa Leonel |
|
Seção IV - Interação em Sala de Aula e Outros Contextos
Simone Regina Blanco-Cavallieri |
|
Ângela Cristina Rodrigues de Castro |
|
Vera Lúcia Lopes Cristovão |
|
Fátima Beatriz De Benedictis Delphino |
|
Andreia de Almeida Lopes |
|
Nelson Mitrano-Neto |
|
Mailce Borges Mota |
|
Rejane T. Vidal, Renata V. Goulart |
|
Seção V - Formação de Professores
Telma Gimenez |
|
Vânia Maria Lescano Guerra, Celina A. Garcia de S. Nascimento |
|
Marco Antônio Brandão Lopes |
|
Simone Reis |
|
Seção VI - Tradução
Fábio Alves |
|
Luciane Reiter Fröhlich |
|
ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO DE MACRO-ESTRUTURAS TEXTUAIS: SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DE TRADUTORES
Adriana S. Pagano |
|
Seção VII - Análise do Discurso Oral e Escrito
Clara Zeni Camargo Dornelles |
|
Débora de Carvalho Figueiredo |
|
Renato de Mello |
|
Désirée Motta-Roth |
|
Rosana Paulillo |
|
Aleksandra Piasecka-Till |
|
Diana de Souza Pinto |
|
Maria Eulália Sobral Toscano |
|
Seção VIII - Descrição de Uso
Rafael Camorlinga |
|
Megan Duque Estrada |
|
Paulo de Tarso Galembeck, Kelly Alessandra Carvalho |
|
Judith C. Hoffnagel |
|
Vilson J. Leffa |
|
Seção IX - Aquisição de Linguagem e Letramento
Mônica T. Ottoboni S. Fernandes |
|
Patrícia de Castro Santos |
|
Adriana C. Bazzo, Pedro H. H. da Costa, Izabel Magalhães, Carmelita Santos, Guilherme V. Rios, Marian R. Zanon |
|