FATORES DETERMINANTES AO INGRESSO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Laura Borges Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170008

Palavras-chave:

educação especial, inclusão escolar, ensino fundamental, ensino médio, deficiência.

Resumo

Este estudo visou identificar os aspectos positivos e negativos da escolarização de alunos com deficiência antes de seu ingresso no ensino médio e fatores determinantes ao ingresso no ensino médio, segundo os mesmos e seus familiares. Participaram sete alunos com deficiência matriculados no primeiro ano do ensino médio de escolas públicas regulares, e seus respectivos responsáveis (cinco mães e um pai, com idades entre 37 e 57 anos). Os participantes foram entrevistados, respondendo a questões sobre a escolarização antes do ingresso no ensino médio e a transição para esta etapa de ensino. O roteiro de entrevista foi submetido à apreciação de quatro juízes, a fim de verificar a compatibilidade do instrumento com os objetivos propostos e com a população alvo. Foi possível considerar que apesar da escola ser protagonista dos acontecimentos positivos e negativos da escolarização do aluno, exerceu pouca influência na decisão e motivação ao ingresso no ensino médio.

Downloads

Publicado

2017-09-05

Edição

Seção

Artigos