Vigotski: o homem cultural e seus processos criativos

Autores

  • Sonia Mari Shima Barroco Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar

Palavras-chave:

criatividade, processos criadores, psicologia histórico-cultural, psicologia educacional

Resumo

O texto traz apontamentos teóricos acerca da criatividade e dos processos criadores no âmbito da psicologia educacional, sob a perspectiva histórico-cultural. Auxilia a pensar alternativas para uma escola criativa, quando o homem se apresenta como reprodutor de situações que expressam e aprofundam processos de alienação. Sendo a consciência humana uma forma complexa do reflexo ativo e criativo da realidade, entende-se que sua formação se dá no processo da história social do homem, ao longo da qual se desenvolvem a atividade objetiva e a linguagem se manifesta com estreita participação destas. Desenvolver o homem cultural no que tange às suas potencialidades criativas envolve dar ênfase à capacidade de o homem perceber, analisar, sintetizar e de generalizar informações e, sobre isso, elaborar novos conhecimentos que retornem à prática social modificando-a.

Biografia do Autor

Sonia Mari Shima Barroco, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar

Docente da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Brasil Doutoranda em Educação Escolar Unesp – Araraquara

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar

Docente da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Brasil Doutoranda em Educação Escolar Unesp – Araraquara

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Publicado

2019-06-04

Edição

Seção

Artigos