Contribuições da teoria da atividade para o debate sobre a natureza da atividade de ensino escolar

Autores

  • Nadia Mara Eidt Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
  • Newton Duarte Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

teoria da atividade, psicologia histórico-cultural social, educação escolar, desenvolvimento psíquico

Resumo

O presente trabalho integra uma pesquisa de doutorado em andamento e objetiva analisar a relação entre educação escolar e desenvolvimento psicológico à luz do referencial da teoria da atividade, também conhecida como psicologia histórico-cultural ou sócio-histórica. Nessa perspectiva, tem-se que uma correta organização da aprendizagem conduz ao desenvolvimento psicológico da criança e, ainda, que um ensino promotor do desenvolvimento depende do que se adquire e de como se adquire. Devido à relevância da educação escolar para o desenvolvimento da personalidade dos alunos, entende-se que tais postulados demandam estudos mais aprofundados; o que implica analisar, dentre outros aspectos: a qualidade do ensino escolar, a atividade de ensino escolar e a atividade de estudo.

Biografia do Autor

Nadia Mara Eidt, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar

Doutoranda em Educação Escolar pela Unesp/ Araraquara, Brasil

Newton Duarte, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pós-Doutorado, University of Toronto, U.T., Canadá; Livre-docência pela Unesp/Araraquara, Brasil Docente, orientador de Pós-graduação e chefe do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Araraquara

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Publicado

2019-06-04

Edição

Seção

Artigos