PROFESSOR INICIANTE: DESAFIOS E COMPETÊNCIAS DA CARREIRA DOCENTE DE NÍVEL SUPERIOR E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v2i1.9336Resumo
Este trabalho analisou desafios e dificuldades de docentes de nível superior, em início de carreira, para inserção no mercado de trabalho, identificando as competências necessárias. Neste estudo de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais com profissionais iniciantes (com até seis anos de atuação). A base teórica provém de Huberman (1995), Saviani (1996), Gauthier (1998), Perrenoud (2000), Zarifian (2001), Pachane (2003) e Veiga (2008). São fatores para ingresso na carreira acadêmica: busca de melhor qualidade de vida; complementação orçamentária; histórico familiar; gosto pela transmissão de conhecimentos. Os problemas indicados relacionam-se à falta de prática acadêmica e de estabilidade na profissão. A inserção do docente no mercado acadêmico necessita de network e de contínua atualização. Muitas vezes, a docência não é a primeira escolha profissional, ocorrendo de forma aleatória. Assim, o conjunto da prática docente fica comprometido pela falta de experiência, de preparação acadêmica do docente e de respaldo institucional. Sugere-se aprimoramento das competências técnicas, inerentes à função, e desenvolvimento de competências de natureza comportamental e teórico-metodológica. Consensualmente, apontou-se que a docência proporciona status ao professor universitário.Downloads
Publicado
2012-04-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).