UM FILME VAI À MEDICINA O universo descrito pelo cinema científico de Benedito Junqueira Duarte

Autores

  • Márcia Regina Barros da Silva

Palavras-chave:

Cinema Científico, B. J. Duarte, História da Medicina

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as principais características dos filmes científicos realizados pelo crítico e cineasta Benedito Junqueira Duarte. Por meio da sua produção, dedicada principalmente à medicina e dentro desta à cirurgia cardíaca, procurarei discutir alguns parâmetros que possam nos servir para pensar a temática da ciência e da tecnologia e sua inserção em nossa sociedade. Esse debate será organizado pela avaliação de textos do próprio diretor e do filme “Uma escola de médicos”, produzido em 1963 em São Paulo, sobre a então Escola Paulista de Medicina.

Biografia do Autor

Márcia Regina Barros da Silva

Doutora em História Social pela FFLCH/USP e Pesquisadora do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Downloads

Como Citar

Silva, M. R. B. da. (2011). UM FILME VAI À MEDICINA O universo descrito pelo cinema científico de Benedito Junqueira Duarte. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6134