EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ANALISANDO, À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, SUGESTÕES AO PROFESSOR PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p134-154

Palavras-chave:

Manual do professor, Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Livros didáticos, Matemática

Resumo

Este artigo é recorte do estudo de dissertação de Autor (ANO), que investigou atividades de Educação Financeira (EF) presentes em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2016). Realizamos o aprofundamento em um dos objetivos do estudo maior: identificar e analisar, à luz da Educação Matemática Crítica e das temáticas elencadas por Autor (ANO), sugestões apresentadas nos manuais dos professores de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, relacionadas ao desenvolvimento do trabalho com a EF. Como método, identificamos os livros que possuíam atividades de EF, observando, a partir das que foram elencadas com potencial para discutir a EF, as orientações presentes nos manuais, sendo estas analisadas à luz dos ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000) e das temáticas elencadas por Autor (ANO). Como resultados, encontramos 23 sugestões ao professor nos livros de Matemática dos anos iniciais, sendo 21 nos livros de Alfabetização Matemática (1º aos 3º anos) e as demais, 2 sugestões, nos livros de Matemática (4º e 5º anos). Do total de sugestões, 14 trabalham a vida real, com potencial para cenários para investigação, o que indica que, de alguma forma, as sugestões orientam os docentes a discutirem aspectos da realidade, estimulando a reflexão. Apesar disso, ressaltamos a importância de que mais sugestões sejam oferecidas ao professor, inclusive com orientações mais aprofundadas do que as já existentes.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. BRASIL: Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2010. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf Acesso em: 11 de junho de 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRITTO, R. Educação Financeira: uma pesquisa documental crítica. Dissertação de Mestrado. Pós-graduação em Educação Matemática – Mestrado Profissional. UFJF. Juiz de Fora, 2012.

COUTINHO, C.; TEIXEIRA, J. Letramento Financeiro: Um Diagnóstico de Saberes Docentes. Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, v. 10, n. 2, 2015.

DANTE, L. R. Ápis: matemática. 1º ano. São Paulo: Ática, 2014.

KISTEMANN JR., M. A. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências De Ciências Exatas, Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.

MATRICARDI, C. Projeto Lumirá: alfabetização matemática. 1º ano. São Paulo: Editora Ática, 2014.

PESSOA, C. Educação Financeira: O que tem sido produzido em mestrados e doutorados defendidos entre 2013 e 2016 no Brasil? In: CARVALHÊDO, J.; CARVALHO, M. V.; ARAUJO, F. (orgs.) Produção de conhecimentos na Pós-graduação em educação no nordeste do Brasil: realidades e possibilidades. Teresina: EDUPI, 2016.

PIRES, C. M. C.; RODRIGUES, I. C. Nosso Livro de Matemática. 4º ano. São Paulo: Zé-Zapt Editora, 2014.

RAMOS, J. SANTOS, S. Discutindo sobre a educação financeira com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Boem - Boletim Online de Educação Matemática, v. 4, n. 7, 2016.

Autor (ano)

SILVA, A.; POWELL, A. Um programa de Educação Financeira para a Matemática escolar da Educação Básica. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática – XI ENEM. Curitiba, 2013.

SILVA, A. Atividades de Educação Financeira em livro didático de Matemática: como os professores colocam em prática? Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco - Recife, 2018.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. BOLEMA –Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.

SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática critica. Campinas, SP: Papirus, 2014.

TABOADA, R.; LEITE, A. NANI, A. P. S. Aprender Juntos: matemática. 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2014.

TEIXEIRA, D. Educação Financeira no Ensino Fundamental: conhecimentos identificados em um grupo de professores do quinto ano. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo, 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Bezerra dos Santos, L. T., & Dos Santos Pessoa, C. A. (2019). EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ANALISANDO, À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, SUGESTÕES AO PROFESSOR PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(3), 150–173. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p134-154

Edição

Seção

Artigos