A tradição como problema nos estudos de comunicação: reflexões a partir de Williams e Ricoeur

Autores

Palavras-chave:

tradição, Raymond Williams, Paul Ricoeur

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre a tradição como um problema a ser enfrentado nos estudos em Comunicação. A partir da retomada de dois importantes pensamentos sobre o tema, nas obras de Raymond Williams e de Paul Ricoeur, explicitamos a dimensão interpretativa e os complexos movimentos temporais presentes na tradição. A retomada desses autores, de filiações e preocupações teóricas bem diversas, não visa buscar conexões entre eles, mas mostrar como ambos, a seu modo, entendem a tradição como algo instável, imersa em conflitos epistêmicos, éticos e ideológicos e encontram, na disputa sobre o passado, a configuração do presente e a projeção de futuros.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Souza Leal, UFMG

Doutor em Estudos Literários pela UFMG, professor titular do Departamento de Comunicação/Fafich/UFMG e professor permanente do PPGCOM/UFMG, na linha de pesquisa "Textualidades midiáticas".

Igor Sacramento, Fiocruz/UFRJ

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação em Saúde (Fiocruz).

Downloads

Publicado

2019-08-18

Edição

Seção

Dossiê | Dossier