Tétano acidental: possibilidades e situação atual da fisioterapia no Estado de Sergipe – Brasil
Palavras-chave:
tétano, modalidades de fisioterapiaResumo
O presente estudo analisa as características clínicas dos casos confirmados de tétano acidental na população de Sergipe/Brasil, entre os anos de 2001 a 2006, bem como descreve as possibilidades terapêuticas da fisioterapia. Por ser uma doença infecciosa aguda, não contagiosa, o tétano acidental, causado pelo Clostridium tetani possui alta morbimortalidade, e dentre os sobreviventes remanescentes com sequelas a maioria necessita dos cuidados fisioterápicos. Verificou-se que a maioria dos pacientes de Sergipe apresenta quadro clínico grave e, quando sobrevivem, apresentam sequelas neuromotoras permanentes, sugerindo que a atuação fisioterapêutica extenda-se além da reabilitação, atuando também na profilaxia.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.