Pluralismo metodológico no ensino de Astronomia

Autores

  • JOSUÉ ANTUNES DE MACÊDO UNICSUL
  • MARCOS RINCON VOELZKE UNICSUL

Resumo

Resumo

Este trabalho discute a viabilidade de utilização de uma estratégia didática denominada pluralismo metodológico, que consiste da utilização de vários recursos metodológicos visando proporcionar uma aprendizagem significativa. É parte integrante de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi investigar as contribuições do uso dos recursos tradicionais, articulados com as tecnologias digitais, na construção da autonomia docente dos futuros professores de Ciências da Natureza e Matemática em relação ao ensino de temas de Astronomia. Ofereceu-se um curso de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária, para trinta e dois alunos dos cursos de licenciatura em Física, Matemática e Ciências Biológicas, envolvendo temas de Astronomia, com o intuito de realizar a pesquisa e contribuir para a melhoria da formação dos futuros professores. Utilizou-se a metodologia mista, com delineamento pré-experimental, combinada com análise de conteúdo. Os resultados apontam que há índices de baixos conhecimentos prévios dos alunos em relação à Astronomia; indícios de aprendizagem significativa dos conceitos relacionados à Astronomia, e a viabilidade da utilização de recursos envolvendo as tecnologias digitais, articuladas com os materiais tradicionais no ensino de Astronomia. Esta pesquisa buscou contribuir para a formação inicial docente, sobretudo em relação ao Ensino de Astronomia, propondo novas alternativas para promover o ensino dessa área do conhecimento, alargando as opções metodológicas dos futuros docentes.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Formação de Professores; Pluralismo.

Abstract

This paper discusses the feasibility of using a teaching strategy called methodological pluralism, consisting of the use of various methodological resources in order to provide a meaningful learning. It is part of a doctoral thesis, which aims to investigate contributions to the use of traditional resources combined with digital technologies, in order to create autonomy for future teachers of Natural Sciences and Mathematics in relation to themes in Astronomy. It was offered an extension course at the “Federal Institution of Education, Science and Technology” in the North of Minas Gerais (FINMG), Campus Januaria, for thirty-two students of licentiate courses in Physics, Mathematics and Biological Sciences, involving themes of Astronomy, in order to search and contribute to improving the training of future teachers. The following aspects are used: the mixed methodology, with pre-experimental design, combined with content analysis. The results indicate the rates of students’ prior knowledge in relation to Astronomy was low; meaningful learning indications of concepts related to Astronomy, and the feasibility of using digital resources Involving technologies, articulated with traditional materials in the teaching of Astronomy. This research sought to contribute to the initial teacher training, especially in relation to Astronomy Teaching, proposing new alternatives to promote the teaching of this area of knowledge, extending the methodological options of future teachers.

Keywords: teaching of Astronomy; teacher education; methodological pluralism.

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Publicado

2015-04-28

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Artigos