A divisão por unidades pelo método da diferença: uma proposta de uso do ábaco de Gerbert (976)

Autores

Resumo

Resumo

O presente estudo trata-se de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento na qual aborda a construção de interfaces entre a história e o ensino da Aritmética em que pretende articular esses dois campos utilizando o manuseio de instrumentos antigos com base na leitura de textos históricos. Nessa perspectiva, foi realizado um estudo documental inicial a partir do texto Regula De Abaco Computi de Gerbert de Aurilac (946-1003) na versão de Chasles (1843) como suporte para o cálculo aritmético. Assim, este artigo tem como objetivo discutir a aplicação da divisão por unidades pelo método da diferença no Ábaco de Gerbert. Como resultados preliminares se verifica o caráter didático do texto de Gerbert que conduz compassadamente ao cálculo no instrumento, tornando o método replicável após mais de um milênio.

Palavras-chave: Regula De Abaco Computi; Ábaco de Gerbert; Divisão com diferença.

Abstract

The present study is a master's degree research under development that approaches the construction of interfaces between history and the teaching of Arithmetic, in which it intends to articulate these two fields using the manipulation of old instruments based on the reading of historical texts. In this perspective, an initial documentary research was made from the text Regula De Abaco Computi by Gerbert de Aurilac (946-1003) in the Chasles (1843) version as support for the arithmetic calculation. Thus, this article aims to discuss the application of division of units by the method of difference in Gerbert’s Abacus. As preliminary results, it’s possible to see the didactic character of the Gerbert’s text that leads slowly to the calculation in the instrument, making the method replicable after more than a millennium.

Keywords: Regula De Abaco Computi; Gerbert’s Abacus; Division with difference

Biografia do Autor

SUZIE MARIA ALBUQUERQUE, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFCE, possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Ceará (2007), pós graduação em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA pelo Instituto UFC Virtual (2015). Tem experiência na área do Ensino de Matemática, com ênfase na articulação entre a história e o ensino da matemática. Além de desenvolver trabalhos que trazem a pesquisa como princípio educativo, por meio do acompanhamento pedagógico junto a professores e estudantes da Educação Básica. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é pós-doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora de curso de Licenciatura em Matemática da UECE/UAB. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática. Coordenadora Local do XIII Seminário Nacional de História da Matemática.

Downloads

Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Artigos