Formas do mal-estar na sociedade contemporânea: uma reflexão sobre o lugar da clínica psicanalítica

Autores

  • Luis Santo Schicotti Faculdades Adamantinenses Integradas – FAI
  • Paula Peixoto Vidotte Faculdades Adamantinenses Integradas – FAI

Resumo

Este trabalho prioriza um questionamento sobre o sujeito e as incidências da cultura frente às condições do mal-estar na sociedade (pós) moderna, investigando como o indivíduo lida com os dilemas que perpassam a atualidade e como a subjetividade se inscreve e produz sentidos. Neste ínterim, refletimos sobre o lugar da clínica psicanalítica enquanto instância social legitimada, apresentando possíveis reflexões/respostas ao mal estar contemporâneo. Para tanto, consideramos a entrevista semi-estruturada qualitativa. Nossos colaboradores foram psicólogos com referencial psicanalítico e indivíduos em processo psicoterápico. A partir dos dados coletados, apontamos as contribuições da clínica à sociedade, investigando o campo onde ela se insere e as relações que estabelece com a cultura e com os indivíduos pertencentes e agenciados nos modos de manifestação do mal-estar. Constatamos que a psicoterapia tem importância capital, uma vez que propicia o recorte que permite um maior contato com a realidade. Os sujeitos em processo terapêutico têm se posicionado frente as adversidades, encontrando bem-estar nas relações e sentido na vida. A psicanálise, muito longe de desaparecer, talvez esteja prestes a vivenciar um dos momentos mais promissores de sua história.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Santo Schicotti, Faculdades Adamantinenses Integradas – FAI

Mestre em Psicologia na área de Subjetividade e Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – ASSIS. Docente do curso de Psicologia das Faculdades Adamantinenses Integradas – FAI.

Paula Peixoto Vidotte, Faculdades Adamantinenses Integradas – FAI

Psicóloga formada pelas Faculdades Adamantinenses Integradas – FAI

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Schicotti, L. S., & Vidotte, P. P. (2014). Formas do mal-estar na sociedade contemporânea: uma reflexão sobre o lugar da clínica psicanalítica. Psicologia Revista, 23(1), 9–29. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/20212

Edição

Seção

Artigos Teóricos