Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo que está sendo submetido é inédito, não foi publicado em outros veículos (periódicos, livros, sites e outros repositórios como bibliotecas) e não está sendo avaliado para publicação em outra revista.

  • Os autores garantem que o trabalho é original e de sua autoria, com a exceção de algumas passagens de texto, figuras e dados cuja fonte esteja claramente referenciada, e acompanhada da permissão da reprodução do material quando necessária.

  • O trabalho deve seguir as normas descritas em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato rtf ou word.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto, estão ativos e prontos para clicar.

  • Artigos de alunos de graduação só serão aceitos se forem resultado de iniciação científica ou de trabalho de conclusão de curso. Em ambos os casos, o orientador deverá ser co-autor do artigo. Estes serão publicados em seção específica (Jovens autores). A revista publica apenas um artigo por edição nesta seção. Excepcionalmente poderão ser publicados até dois artigos nesta seção.

  • O autor deve especificar em qual categoria seu artigo deverá ser incluído e analisado, entretanto, a revista se reserva ao direito de mudar a seção, caso considere necessário, a fim de não desqualificar o trabalho. 

  • Verificar se o trabalho não possui um dos motivos de recusa sumária : a) inclusão do nome do autor no documento do artigo; b) artigo assinado apenas por estudantes  de graduação; c) número de caracteres maior ou menor que o pedido; d) fora do formato de artigo  acadêmico; e) erros conceituais graves ; f)  uso de fontes bibliográficas inadequadas (sem rigor científico); g) revisões bibliográficas que não apresentem contribuição para a área de debate, ou seja,  apenas repetição da literatura já existente (diferente de pesquisa de revisão sistemática); h) relatório de estágio, que não traz contribuição original além da explicitação das atividades dos alunos (diferente de relato de experiência); i) fora do escopo da Revista (pesquisas de áreas fora da psicologia); j) fora das normas da APA 6th (erros graves, outros sistemas de normas) f) cópia idêntica de outro material, sem referência bibliográfica adequada e sem contribuição original por parte  do autor do artigo.
  • Todos os autores do artigo deverão ter cadastro na plataforma ORCID . Esse dado deve ser informado no campo específico para isso, no item Perfil. 

     

  • Os artigos resultantes de estudos que tenham coletado dados com seres humanos ou com animais deverão necessariamente apresentar, no texto do artigo, a informação de que o projeto foi submetido e aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e anexar, junto aos documentos suplementares da submissão, o Parecer Consubstanciado evidenciando a aprovação pelo CEP.

Diretrizes para Autores

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DIRETRIZES PARA AUTORES

PSICOLOGIA REVISTA é um periódico indexado pelo LILACSLatindexIndex Psi Periódicos  que publica artigos originais na área da Psicologia tanto de autores nacionais quanto estrangeiros. Os trabalhos enviados devem se inserir em uma das categorias abaixo:

1. Relato de Pesquisa Empírica

Nesta seção são publicados relatos de pesquisa empírica com fontes de dados primários ou secundários. É esperado que existam seções que demonstrem os estágios do processo de pesquisa. Sua estrutura conta com introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura); método (descrição dos participantes, instrumentos, procedimentos e cuidados éticos utilizados para condução da pesquisa); resultados (apresentação e análise dos dados); e discussão (implicações empíricas e/ou teóricas dos resultados) e considerações finais/conclusão.

2. Revisão Crítica da Literatura

Nesta seção são publicadas revisões críticas da literatura. Este tipo de contribuição deve integrar e avaliar material previamente publicado, considerando o “estado da arte” das pesquisas e buscando compreender um problema específico.  Neste tipo de artigo é esperado que (a) seja definido um problema; (b) sejam compiladas e sumarizadas pesquisas anteriores; (c) sejam identificadas inconsistências e lacunas na literatura, diferenças de concepções teóricas, contradições empíricas, questões metodológicas, diferenças regionais, culturais, etc.; (d) sejam apontadas novas oportunidades de pesquisa e caminhos para a resolução dos problemas identificados. É fundamental que haja um argumento organizador e não somente uma compilação de pesquisas já realizadas. O artigo deve ser apresentado com as seções introdução (delineamento do problema), método (descrição de como as pesquisas foram encontradas), resultados (apresentação das pesquisas), discussão e considerações finais/ conclusões. Revisões narrativas não se enquadram neste escopo.

3. Artigo Teórico

Nesta seção são publicados trabalhos baseados na literatura que pretendem propor avanços teóricos.  São aceitos artigos que se propõe a cumprir uma ou mais das seguintes finalidades: (a) reflexões que possam expandir ou refinar construtos teóricos; (b)  analise de uma teoria existente, apresentando suas fraquezas ou lacunas; (c) demonstração da vantagem de uma teoria sobre outra; (d) análise da consistência interna de uma teoria; (v) analise a validade externa de uma teoria; (e); apresentação de conceitos teóricos próprios. Em todos estes casos, deve haver contribuição autoral.

4. Artigo Metodológico

Nesta seção são publicados trabalhos que apresentem (a) análises críticas das metodologias existentes, que se refiram a escopo, validade, instrumentos, etc; (b) modificação de métodos existentes  ou (c) novas abordagens metodológicas.

5. Relato de Experiência Profissional

Nesta seção são publicados relatos de práticas inovadoras na Psicologia. Estes podem ser (a) estudos de caso (indivíduos ou grupos), contendo análise de implicações conceituais ou métodos inovadores; (b) descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção inovadores, contendo evidências de eficácia. É necessário que seja justificada a relevância da experiência para a área. A simples descrição e análise das atividades de um estágio curricular, replicação de técnicas já conhecidas e ilustração da teoria em casos ou grupos clínicos não se enquadram no escopo da revista.

6. Jovem Autor

Nesta seção serão aceitos artigos provenientes de trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e/ou outras experiências de pesquisa nos cursos de graduação. Os artigos podem ser: relatos de pesquisa empírica, revisão crítica de literatura, e relatos de experiência profissional. Os artigos devem seguir os critérios previamente estabelecidos para cada categoria de artigo. Um dos autores deve ser o orientador do trabalho, não sendo aceitos escritos exclusivamente por estudantes.

7. Resenha

Devem apresentar revisão crítica de livros na área da psicologia, orientando o leitor quanto às suas características e usos potenciais. As obras podem ser brasileiras ou estrangeiras, com prazo de um ano para obras recém-publicadas em português, e dois anos para obras não traduzidas. Não serão aceitos “ Press Release” de livros.

 

APRESENTAÇÃO E ENVIO DE PROPOSTA PARA PUBLICAÇÃO

Os trabalhos submetidos à Psicologia Revista devem ser enviados pelo sistema, da seguinte maneira: (1) se o/s autor/es não possuir/em cadastro ainda, favor clicar aqui; (2) no cadastro, preencher necessariamente os seguintes campos: nome, e-mail, instituição (vínculo/afiliação institucional atual), ORCID e "Resumo da Biografia" (definir breve currículo, indicando a sua titulação mais alta, lugar de trabalho e função de cada um dos autores); (3) depois de cadastrado, o autor deve acessar o sistema clicando aqui.

Importante:

  • A autoria NÃO DEVE constar no documento nem no nome do arquivo enviado.
     Artigos que contiverem autoria serão rejeitados sumariamente. Neste caso, o autor pode vir a fazer nova submissão, respeitando as normas de revisão cega da revista. 
  • O artigo deve ser submetido no modelo disponibilizado pela revista, favor clicar aqui. Artigos que não estiverem na formatação padrão não serão aceitos.  
  • O nome de todos os autores devem ser informados no sistema, em ordem de autoria do artigo.  Não poderão ser adicionados autores posteriormente.

NORMAS DE REDAÇÃO

Os artigos completos podem ter no mínimo 22000 e no máximo 50000 caracteres (com espaços), incluindo referências bibliográficas, gráficos e tabelas. Os Títulos, resumos e palavras chaves não são contabilizados. 

O texto deve conter: 

1. Título completo em português, inglês e espanhol;

2. Resumos em português, inglês e espanhol, entre 150 e 200 palavras;

3. Palavras-chave em português, inglês e espanhol: no mínimo três, no máximo cinco;

4. Referências bibliográficas conforme normatização da American Psychological Association (APA), 7ª edição. Para um guia completo das referências favor consultar  o documento com a normalização, clicando aqui.

5. As tabelas, gráficos e figuras devem ser inseridas no corpo do trabalho. As tabelas e gráficos devem estar em formato editável.

Outras informações verificar modelo disponibilizado pela revista

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESENHAS

O texto deve conter: 

  1. Entre 400 e 1000 palavras;
  2. Título da resenha em português, inglês e espanhol;
  3. Nome do autor da resenha;
  4. Nome do livro resenhado e do autor do livro, nas referências finais do texto;
  5. A parte formal segue as Diretrizes para os autores. 

Os artigos após avaliação podem ter parecer :1) favorável; 2) revisões requeridas; e 3) desfavorável.

Caso o artigo necessite de revisões, estas devem ser realizadas no prazo estipulado pelo editor. Um novo arquivo deve ser enviado, com as correções solicitadas marcadas em amarelo. Também deve ser enviada como documento suplementar uma carta ao editor explicitando quais foram as alterações realizadas. Autores que não realizarem as revisões no prazo estipulado terão seus artigos arquivados.

No caso de parecer favorável, o autor será solicitado a fazer revisões com relação à Língua Portuguesa, normas da APA, etc. Autores que não realizarem as revisões no prazo estipulado terão seus artigos arquivados, mesmo tendo sido aprovados anteriormente.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.