A CULTURA GLOBAL E O CONSUMO DO TERRITÓRIO TRANSNACIONAL DE MCDONALD´S: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E MÉXICO

Autores

  • Viviane Riegel ESPM - SP

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v11i1.2720

Resumo

Esse artigo parte do arcabouço da cultura global, dentro do contexto contemporâneo, e o relaciona à comunicação e ao consumo transnacional. Para desenvolver tal compreensão, a proposta é trabalhar com a cartografia do espaço global, a partir das narrativas da temporalidade, que representam um espaço imaginado, dentro de um território transcultural simulado. É apresentado, dessa forma, um estudo comparativo entre a comunicação e o processo de tradução das culturas locais do México e do Brasil, diante do consumo transnacional de McDonald´s, também representado pela cultura norteamericana.

Metrics

PDF views
871
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202686
|

Biografia do Autor

Viviane Riegel, ESPM - SP

Professora da graduação de Comunicação Social da ESPM-SP, mestranda do programa de Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP.

Downloads

Publicado

2010-02-23

Como Citar

Riegel, V. (2010). A CULTURA GLOBAL E O CONSUMO DO TERRITÓRIO TRANSNACIONAL DE MCDONALD´S: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E MÉXICO. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 11(1). https://doi.org/10.20946/rad.v11i1.2720

Edição

Seção

Artigos