A importância da sucessão de lideranças em cooperativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v9i2.38675

Palavras-chave:

Liderança, Sucessão, Cooperativas

Resumo

Esse artigo tem como objetivo principal compreender o processo de sucessão em uma Cooperativa Agroindustrial do Oeste do Paraná. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas, análise de documentos e observação direta. Os resultados obtidos mostraram que a organização não possui um plano de sucessão formal, mas existem alguns processos de avaliação que servem de base hoje para a sucessão. As conclusões apontam que a cooperativa deve inserir um plano de sucessão a fim de nortear a carreira de seus funcionários utilizando algumas ferramentas já existentes para dar credibilidade ao processo de implantação.

Biografia do Autor

Silvio Roberto Stefano, PPGADM Unicentro

Pós-Doutor em Administração. Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008). Atualmente é Professor Associado do PPGADM da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO.

Ana Paula Rios, Unicentro

Especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Lideranças pela UNICENTRO

Marcia Aparecida Zampier, Unicentro

Mestre em Administração pela UFPR

Docente da Unicentro

Zoraide da Fonseca Costa, PPGADM Unicentro

Possui graduação em Ciências Econômicas - Faculdades Integrada de Botucatu (1999), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas (2009). Atualmente é professor do programa de pós graduação de ADM da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, membro comissão própria de avaliação institucão da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, coordenador de curso especialização da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, professor efetivo da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná e chefe do departamento de ciências econômicas da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná. 

Publicado

2019-05-02

Edição

Seção

Artigos