Propostas de intervenção fonoaudiológica no autismo infantil: revisão sistemática da literatura
Palavras-chave:
autism, speech therapy, literature reviewResumo
Introdução: As alterações de linguagem no transtorno autístico geralmente são caracterizadas por atrasos significativos ou ausência total de desenvolvimento desta habilidade. Tais alterações lingüísticas confirmam a importância da atuação fonoaudiológica no trato dos pacientes com esse diagnóstico. A partir disso, é nítida a importância de conhecer as propostas de intervenções terapêuticas a serem utilizados. Objetivo geral: Revisar artigos atuais sobre propostas de intervenção fonoaudiológica no autismo infantil, por meio de literatura especializada. Método: Foi realizada pesquisa bibliográfica utilizando os bancos de dados eletrônicos Medline, Lilacs e SciELO (2006–2010). As palavras-chaves utilizadas em inglês foram: “autistic disorder” e “speech therapy” nas bases de dados Medline e Lilacs e em português: “autismo” e “fonoaudiologia” na base de dados SciELO. Resultados: O total de artigos encontrados utilizando as palavras-chaves propostas foi de 117 e ao selecionarmos os artigos referentes aos anos entre 2006 e 2010, obtivemos 48 artigos. Conclusão: Foram encontradas 25 propostas de intervenção. Dessas, seis mostraram etapas progressivas de aplicação/desenvolvimento do método; sete são compostas por uma única etapa; nove são estratégias relacionadas a participantes, materiais e locais e três não foram detalhados em seus respectivos artigos.Downloads
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Publicado
2013-04-27
Como Citar
Gonçalves, C. A. B., & Castro, M. S. J. de. (2013). Propostas de intervenção fonoaudiológica no autismo infantil: revisão sistemática da literatura. Distúrbios Da Comunicação, 25(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14920
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Seção
Artigos
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Copyright (c) 2013 Cláudia A B Gonçalves, Mariana S J de Castro
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