APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE MATEMÁTICA EM UM CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA UTILIZANDO O GEOGEBRA

Lydia Rossana Nocchi Ziccardi, Cristiana Abud da Silva Fusco

Resumo


No presente artigo apresentamos um estudo de caso, no âmbito de uma disciplina de matemática que é oferecida num curso superior de Engenharia. Relatamos uma aula realizada num laboratório de informática para aprofundar alguns conceitos relativos a Geometria Analítica e Cálculo Vetorial, utilizando o software de matemática dinâmica GeoGebra. Tal atividade teve como objetivos verificar como os alunos reagiriam frente a uma nova estratégia de aula, diferente da estratégia usual e, além disso, se tal intervenção tornaria a aprendizagem do conteúdo abordado mais significativa. Realizamos um estudo teórico sobre a aprendizagem significativa de Ausubel (1968) e ampliamos a discussão apresentando duas estratégias de ensino consideradas por Ponte (2005): o ensino direto e o ensino-aprendizagem exploratório. Concluímos que a utilização do recurso tecnológico favoreceu a aprendizagem significativa.


Palavras-chave


Aprendizagem Significativa; Ensino Superior; Geometria Analítica e Cálculo Vetorial; GeoGebra.

Texto completo:

PDF

Referências


ABAR, C. A. A. P.; ALENCAR, S. V. A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), 2013, v. 27, n. 46, p. 349-365.

ALMEIDA, L.W.; SILVA, K.P.; VERTUAN, R.E.Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo: Contexto.2016.

AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston.1968

AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. and HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2nd. ed. New York: Holt Rinehart and Winston.1978.

AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D., HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana.1980.

BIANCHINI, B.; GOMES, E.; LIMA, G.;OLIVEIRA,G.;LEONEL,S.Mobilização de conceitos de Geometria Analítica e de Álgebra Linear nas Engenharias Civil e de Produção. Anais do Congresso Ibero-Americano de EducaçãoMatemática (CIBEM). Madrid, Espanha, VIII.2017.

CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Lisboa:Universidade Aberta.2011

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. São Paulo: Papirus.2000

MATOS, J. F. Modelação matemática: o papel das tecnologias de informação. Revista Educação Matemática, Lisboa: APM, 1997, p.41-43, p.45.

MOREIRA, M. A. . Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física.2011.

PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM. 2005.

YIN, R.K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução: Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman. 2010


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Ensino da Matemática em Debate (ISSN 2358-4122)

Indexadores:

    

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional