Espaços formativos em uma escola básica e conhecimentos didáticos sobre números inteiros de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Cristina Maranhão

Resumo


Resumo
O artigo expõe o contexto e os princípios que dão suporte à formação de professores, em uma escola com uma cultura de formação profissional contínua, bem como um processo que culminou com publicações de alguns deles. Analisa interpretações de oito professoras de 3º ano do ensino fundamental sobre o cálculo de um aluno de 2º ano, da mesma escola, exibindo trato com números inteiros negativos. Revela alguns lapsos de conhecimentos dessas professoras acerca de operações com números inteiros. Em decorrência, considera certos conhecimentos algébricos necessários ao conhecimento didático acerca de números inteiros e apresenta aspectos a serem desenvolvidos na formação docente sobre o assunto, contribuindo, assim, para o debate sobre currículos de cursos de licenciatura em pedagogia.
Palavras-chave: conhecimentos de professores dos anos iniciais; números negativos e operações com números inteiros; educação algébrica.

Abstract
This paper describes the context and principles that support teacher education in a school that has built a continuous professional training culture. Besides that, it reports a process that resulted in published texts that were written by the teachers. Then it analyzes interpretations of 8 schoolteachers regarding the procedure of one pupil who used negative numbers while working out whole number calculations. The student is from the 2nd grade and the teachers teach 3rd graders (7-8-year-old pupils) at the same school. The results show the teachers’ lack of understanding regarding whole numbers. This study can contribute to a debate concerning the programs developed in courses for High School Teaching Certification in Education, both in Pedagogy courses and in other education processes.
Keywords: first grades teachers’ knowledge; whole number operations and negative numbers; algebraic education.

Palavras-chave


conhecimentos de professores dos anos iniciais; números negativos e operações com números inteiros; educação algébrica

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA