O campo formação de professores em revistas brasileiras da área de educação matemática

Autores

  • Marinez Meneghello Passos UEL-PR
  • Roberto Nardi UNESP-SP
  • Sérgio de Mello Arruda UEL-PR

Palavras-chave:

formação de professores, análise textual.

Resumo

Resumo Apresentamos resultados de uma investigação que tem por objetivo a análise de artigos relacionados ao campo de pesquisa formação de professores de matemática no Brasil nos últimos 30 anos. Com a finalidade de construir um trabalho que nos aponte tendências, realizamos um processo de categorização dos artigos pertencentes a cinco periódicos (GEPEM, Bolema, Educação Matemática em Revista, Zetetiké, Educação Matemática Pesquisa), estabelecendo unidades temáticas que contribuam com a compreensão das concepções relacionadas à formação de professores neles veiculadas. Como metodologia de coleta de dados e pesquisa, fazemos uso da análise textual. Neste artigo focamos o processo de aquisição do acervo, a constituição do corpus, as palavras-chave que caracterizam o campo, as ações investigativas apresentadas, as perguntas de pesquisa e as conclusões a que essas investigações conduziram. Palavras-chave: revistas; formação de professores; análise textual. Abstract This work presents the results of an investigation that aims at the analysis of papers published in Brazilian journals in the last 30 years, related to the research field Mathematics teacher education. With the purpose of constructing a work that reveals tendencies, we carried out a categorization process of papers belonging to five journals (GEPEM, Bolema, Educação Matemática em Revista, Zetetiké, Educação Matemática Pesquisa), establishing thematic units that contribute to the understanding of conceptions related to teacher education. Textual analysis was used as the methodology of data collection and research. In this article we focus on the process of acquisition of the collection and constitution of the corpus, the key words that characterise the field, the research actions presented, the research questions, and the conclusions to which these investigations led. Keywords: Journals; teacher education; textual analysis