Aplicação e interpretação de regras matemáticas

Marisa Rôsani Abreu Silveira

Resumo


Resumo
Este texto discute alguns problemas encontrados pelo aluno no decorrer da aplicação de regras matemáticas. A interpretação de regras matemáticas depende do contexto em que cada regra está inserida, bem como dos significados que o aluno lhe atribui. Esses significados estão de acordo com as analogias que o aluno faz com outras regras e dependem da sua imaginação e da sua memória. Os significados atribuídos à regra são subjetivos, porém, eles devem concordar com a lógica da matemática. Esse paradoxo inscreve o aluno num espaço de uma liberdade limitada, pois a subjetividade do aluno confronta-se com a objetividade da matemática. Interpretar uma regra e segui-la corretamente pressupõe a sua leitura minuciosa, como também a compreensão dos significados que estão além dela. A análise da literatura sobre o tema, em consonância com alguns registros de alunos em situação de ensino/aprendizagem, evidencia a necessidade de o professor estar atento às analogias que o aluno faz ao interpretar regras e construir conceitos matemáticos. O olhar do professor dirigido às manifestações do aluno no processo de aplicação de regras matemáticas propicia uma compreensão melhor de alguns importantes obstáculos na construção desses conceitos.
Palavras-chave: regras matemáticas; conceito matemático; ressignificação do conceito matemático.

Abstract
This text discusses difficulties students encounter when applying mathematical rules. The interpretation of mathematical rules depends on the context in which they are applied, as well as on the meanings the student attributes to them. The attributed meanings are related to analogies the student draws with other mathematical rules and depend on his imagination and memory. The meanings attributed to mathematical rules are subjective; however, they must comply with mathematical logic. This paradox puts the student in a situation of limited freedom, as the student’s subjectivity has to be reconciled with the objectivity of mathematics. Interpreting and following a rule correctly presuppose an in-depth reading of the rule, as well as an understanding of implications beyond the rule. In this review of the literature on the theme, we find grounds to agree with the experiences of students, and this shows the need for teachers to take into account the analogies that students draw when interpreting rules and constructing mathematical concepts. When working with students, the teacher must pay attention to the obstacles students face in the construction of these concepts.
Keywords: Mathematical Rules; Mathematical concepts; Re-signification of the Mathematical Concept.

Palavras-chave


regras matemáticas; conceito matemático; ressignificação do conceito matemático.

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