Integração do computador nas aulas de Matemática: um estudo sobre o uso do Cabri-Géomètre num grupo de pesquisa-ação.

Dejahyr Lopes Junior, Jose Luiz Magalhães, Anderson Soares Muniz

Resumo


Este artigo apresenta um trabalho de pesquisa no qual a pesquisa-ação é utilizada como prática reflexiva na formação continuada, num grupo de trabalho coletivo. Ele traz também alguns resultados dessa opção metodológica num projeto maior de formação de professores de Matemática, voltado ao trabalho com Geometria e a integração do computador nas aulas de Matemática. Também são analisadas questões relacionadas ao processo de constituição de um grupo com características colaborativas e sobre o uso de tecnologias nas escolas. Foi realizado um estudo sobre ações formativas como o uso do computador nas aulas de Matemática, a partir da elaboração e discussão de uma sequência didática desenvolvida em grupo. Analisamos os dados obtidos na aplicação de uma seqüência didática como o uso do Cabri-Géomètre para a aprendizagem de conceitos de Geometria Plana.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA