Associando Pesquisa e Intervenção em uma Disciplina de Introdução ao Cálculo: um Estudo de Caso na UFRJ <br> Associating research and intervention in a discipline of calculus introduction: a case study at UFRJ

Autores

  • VALÉRIA MOURA DA LUZ Colégio Militar do Rio de Janeiro
  • ÂNGELA ROCHA DOS SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Introdução ao Cálculo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Resoluções de Problemas no Ensino Superior.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar uma proposta de intervenção em uma disciplina de Introdução ao Cálculo, que aconteceu concomitantemente com as aulas tradicionais de Cálculo I, em um curso de graduação da UFRJ. Neste estudo, buscou-se investigar como o uso da abordagem por resolução de problemas em um ambiente computacional pode contribuir para o enriquecimento das imagens de conceitos dos estudantes relativo às funções e inequações lineares. Os dados foram levantados segundo a metodologia estudo de caso. A análise final sugere que a visualização e a articulação das múltiplas representações proporcionadas por um ambiente em que as interações entre os participantes e as mídias foram constantes, podem enriquecer as imagens de conceito dos estudantes relativos aos conceitos supracitados.

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Biografia do Autor

VALÉRIA MOURA DA LUZ, Colégio Militar do Rio de Janeiro

- Professora de Matemática da 3ª série do Colégio Militar do Rio de Janeiro

- Mestrado em Ensino da Matemática - UFRJ

- Professora Coordenadora na Fundação Cecierj - Ensino a distância.

- Professora bolsista (CAPES - professor pesquisador I)  orientadora da pós-graduação a distância NTEM/UFF/UAB.

 

ÂNGELA ROCHA DOS SANTOS, Universidade Federal do Rio de Janeiro

- Pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro;

- Professora Doutora em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Instituto de Matemática).

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Publicado

2015-06-15

Edição

Seção

Artigos