PERFIS DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Maria Clara Rezende Frota

Resumo


O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou caracterizar os estilos de aprendizagem matemática de estudantes universitários da área de Ciências Sociais Aplicadas. Análises fatoriais exploratórias permitiram aperfeiçoar escalas de estilos de aprendizagem matemática e classificar os 591 estudantes pesquisados, segundo um perfil de estilos de aprendizagem matemática. Esse perfil é constituído de um estilo geral e três estilos “com orientação prática”, “com orientação teórica” e “com orientação investigativa”. Os resultados reforçam a importância da adoção de práticas educacionais diversificadas nas aulas de matemática no ensino superior, que incentivem o desenvolvimento de perfis de estilos de aprendizagem matemática entre estudantes universitários.

Abstract
This paper describes a research that characterized the math-learning styles among Social Science undergraduate students. Scales of math-learning styles were improved using exploratory factorial analysis and used in order to classify 591 students according to a profile of math learning styles. This profile is constituted by a general math learning style, and three other styles: “with a theoretical guideline”, “with a practical guideline” and “with an investigative guideline”. Results contributed to the argument of adopting more diversity of educational practices in undergraduate mathematics classes in order to provide the development of math-learning styles’ profiles.
Keywords: profiles of math learning styles; learning styles’ scale; mathematics in higher education.

Palavras-chave


perfis de estilos de aprendizagem matemática; escala de estilos de aprendizagem; educação matemática no ensino superior.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA