Jogo computacional e resolução de problemas: três estudos de casos
Computer game and problem solving: three case studies

Neiva Althaus, Maria Madalena Dullius, Nelia Maria Pontes Amado

Resumo


Este trabalho faz parte de uma dissertação desenvolvida com o objetivo de promover a integração da resolução de problemas nas aulas de matemática com a utilização pedagógica de recursos tecnológicos na aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental de três escolas do Vale do Taquari/RS - Brasil. Para tanto, foi baseado em referencias sobre resolução de problemas e jogos computacionais, dispostos em uma plataforma Moodle. A abordagem metodológica está embasada em estudo de caso qualitativo para a análise da contribuição das tecnologias no processo de ensino da matemática. Ao concluir a pesquisa, pode ser verificado que os estudantes recorreram aos aplicativos disponíveis no computador e conhecidos por eles para a criação de uma estratégia ao resolver os problemas que lhes foram propostos.

 

This article is a piece of a research developed with the aim to promoting the implementation of problem solving and the pedagogical use of technological resources in mathematics classes. The research involves 6th grade students from three elementary schools situated in Vale do Taquari/RS – Brazil. The activities given to the students were based in problems and online computer games, available through a Moodle platform. The study follows a qualitative methodology with a case study approach aimed at investigating the contribution of technologies in mathematics teaching. This study showed that the students made use of the computer tools available and which they knew as a strategy to solve the problems.



Palavras-chave


Resolução de problemas de Matemática; jogos computacionais online; 6.º ano do Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF

Referências


AMADO, N. O professor estagiário de Matemática e a integração das tecnologias na sala de aula – Relações de Mentoring numa constelação de práticas. Tese de Doutoramento. Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.

BARBOSA, S. L. P; CARVALHO, T. O. C. Jogos Matemáticos como Metodologia de Ensino Aprendizagem das Operações com Números Inteiros. Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola apresentado ao Programa de Desenvolvimento Educacional. UEL - Londrina 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1948-6.pdf. Acesso em: 15 jan. 2015.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação. Brasília: SMT/MEC,1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 15 jan. 2015.

____________________ Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação. Brasília: SMT/MEC,1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 15 jul. 2013.

Carreira et al. (in press)

Carreira, S., et. Al. Um olhar sobre uma competição matemática na Web: Os SUBs. Faro: Universidade do Algarve – Projeto Problem@Web, 2012.CARVALHO, F. C. A. de; IVANOFF, G. B. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com tecnologias da informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

FALKEMBACH, G.A.M. O lúdico e os jogos educacionais. - CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação – UFRGS, 2006. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2015.

GRANDO, R. C. O Jogo e suas Possibilidades Metodológicas no Processo EnsinoAprendizagem da Matemática. Dissertação de Mestrado em Educação, subárea: Matemática. UNICAMP-Campinas, 1995.

HERNANDES, V. K. Pensar a formação é agir na transformação. In: ALMEIDA, F. J. de. ALMEIDA, M. E. B. de. Aprender construindo: A Informática se transformando com os professores. Coleção Informática para a Mudança na Educação. Brasília: MEC/ SEED/ProInfo, 1999.

JACINTO, H., e CARREIRA, S. As TIC como artefacto mediador da resolução de problemas de Matemática. In H. Gomes, L. Menezes & I. Cabrita (Org.), Actas do XXI SIEM (pp. 401-413). Aveiro: APM, 2010.

MENDES, R. M.; GRANDO, R. C. As potencialidades pedagógicas do jogo computacional simcity 4 para a apropriação/mobilização de conceitos matemáticos. Anped, 29, Caxambu: Anped, 2006. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/29portal.htm. (Acesso em 20 de jan. de 2015).

MILANI, E. A informática e a comunicação matemática. Em K. S. Smole & M. I. Diniz (orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática, p.176-200. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MORELATTI, M. R. M. Uma transformação possível. In: ALMEIDA, F. J. de. ALMEIDA, M. E. B. de. Aprender construindo: A Informática se transformando com os professores. Coleção Informática para a Mudança na Educação. Brasília: MEC/ SEED/ProInfo, 1999.

MOURA, M.O. O jogo e a construção do conhecimento matemático. São Paulo, Idéias, 10: 45-53, 1991. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p045-053_c.pdf. Acesso em: 15 jan. 2015.

SIDERICOUDES et. al. Aplicativos e utilitários no contexto educacional III. Coleção Informática para a Mudança na Educação. Brasília: MEC/ SEED/ProInfo, 1999. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003157.pdf. Acesso em: 15 maio 2015.

VALENTE, José A. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio, Ano I, nº.1, mai/jul.- 1997. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_E_TECNOLOGIA/USOINTELIGENTE.PDF. Acesso em: 12 jun. 2013.

VALENTE, J. A. Informática na Educação no Brasil: Análise e contextualização histórica. In: VALENTE, J. A. (Ed.). O computador na sociedade do conhecimento. Brasília: MEC, s/d. Disponível em: http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA