Modelagem matemática e tecnologias digitais: uma aprendizagem baseada na ação
Math modeling and digital technologies: a learning based in action

Rodrigo Sychocki da Silva, Dante Augusto Couto Barone, Marcus Vinicius de Azevedo Basso

Resumo


O presente artigo expõe o recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que investiga a construção de conceitos matemáticos por estudantes do ensino médio em uma escola técnica federal. Adota-se como proposta metodológica a Engenharia Didática de M. Artigue na condução e realização das atividades. Analisa-se a produção dos estudantes à luz da teoria da abstração reflexionante de J. Piaget. Mostra-se a título de conclusão parcial do experimento na presente pesquisa que o uso das tecnologias digitais oportunizou aos sujeitos envolvidos o desenvolvimento e manutenção de formas de pensamento as quais foi possível que cada um construísse e desenvolvesse os seus próprios significados para os conceitos matemáticos abordados.

 

This article exposes the clipping of a doctoral research in progress investigating the construction of mathematical concepts by high school students in a federal technical school. Is adopted as proposed methodology Didactic Engineering M. Artigue in conducting and carrying out of activities. It analyzes the production of students in the light of the theory of reflective abstraction of J. Piaget. It is shown as partial completion of the experiment in this study that the use of digital technologies provided an opportunity to the subjects involved the development and maintenance of forms of thought which it was possible that each build and develop their own meanings for the addressed mathematical concepts.


Palavras-chave


Abstração Reflexionante. Aprendizagem. Engenharia Didática. Modelagem Matemática. Tecnologias Digitais.

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