Retratos da pesquisa em Educação Matemática online no GPIMEM: um diálogo assíncrono com quinze anos de intervalo<br>Portraits of Research in Mathematics Online Distance in GPIMEM: An asynchronous dialogue with a fifteen-year interval

Autores

  • Marcelo de Carvalho Borba UNESP/RC
  • Telma A. Souza Gracias UNESP/RC
  • Aparecida Santana de Souza Chiari UFMS

Resumo

Analisar o papel das tecnologias digitais, assim como possiblidades e transformações que elas provocam no contexto da Educação e, em particular, da Educação Matemática, tem sido uma das linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). Diversos trabalhos desse grupo têm como foco a Educação Matemática a Distância online, possibilitada pelo uso da Internet. Considerando esse tema, contrastamos, neste artigo, a primeira e a última tese produzidas no âmbito do GPIMEM, reinterpretadas a partir da perspectiva da meta-análise, com a intenção de estabelecer um diálogo entre elas. Mudanças nas temáticas, nas tecnologias utilizadas, assim como posturas teóricas, foram analisadas. A forma como a tecnologia digital tem transformado esses quinze anos de pesquisa em Educação Matemática online foi destacada.

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Biografia do Autor

Marcelo de Carvalho Borba, UNESP/RC

Licenciado em Matemática pela UFRJ. Mestre em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro. Doutor em Educação Matemática – Cornell University/EUA. Livre Docente em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro. Professor da Graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro. Coordenador Adjunto da área de Pós-graduação em Ensino na CAPES (2014-2017).

Telma A. Souza Gracias, UNESP/RC

Mestre e Doutora em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro.

Aparecida Santana de Souza Chiari, UFMS

Licenciada e Bacharel em Matemática pela USP/São Carlos. Mestre em Educação Matemática – UFMS/Campo Grande. Doutora em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro. Professora do Instituto de Matemática da UFMS/Campo Grande

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Publicado

2015-12-31