Educação Estatística num contexto colaborativo: ensinar e aprender probabilidade <br> Statistics Education in the collaborative context: teaching and learning probability

Autores

  • Keli Cristina Conti Universidade Federal de Minas Gerais (DMTE/FaE/UFMG)

Palavras-chave:

Educação Estatística, Formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Probabilidade, Contexto colaborativo.

Resumo

Resumo

Este artigo busca sistematizar algumas reflexões decorrentes de uma investigação cujo objetivo foi compreender o processo de desenvolvimento profissional na perspectiva do letramento estatístico em contextos colaborativos, buscado revisitar dois dos encontros de um grupo de estudos formado por professores e futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, que com o tempo, constituiu um contexto colaborativo. Nos encontros descritos, a ênfase foi para o ensino e aprendizagem da probabilidade em que os diferentes participantes tiveram oportunidade de estudar, problematizar, refletir, investigar sobre a complexidade de ensinar e aprender Estatística nas escolas.

 

Abstract

This article seeks to systematize some thoughts resulting from an investigation that aimed to understand the professional development process from the perspective of statistical literacy in collaborative contexts, visiting two meetings of a study group made up of teachers and future teachers of early childhood education and early years of Elementary School, which over time, constituted a collaborative context. In the described meetings, the emphasis was teaching and learning probability, in which different participants had the opportunity to study, discuss, reflect, and investigate the complexity of teaching and learning in Statistics in schools.

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Biografia do Autor

Keli Cristina Conti, Universidade Federal de Minas Gerais (DMTE/FaE/UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DMTE/FaE/UFMG).

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Publicado

2017-01-15