Estudo comparativo sobre a Educação Matemática presente em currículos prescritos para o Ensino Médio, no Brasil e no Uruguai <br> Comparative study on Mathematics Education present in curricula prescribed for High School in Brazil and Uruguay

Autores

  • Luciane Santos Rosenbaum PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p255-275

Palavras-chave:

Educação comparada, Investigações curriculares, Currículos de Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo comparativo dos currículos de Matemática para nível equivalente ao Ensino Médio entre Brasil e Uruguai. Na pesquisa de natureza qualitativa, lançamos mão de pesquisa bibliográfica nos documentos curriculares dos dois países. A forma de organização dos currículos prescritos apresenta alguns princípios similares, tais como a definição de temas estruturadores dos blocos de conteúdos e o agrupamento dos conteúdos segundo as categorias conceituais. A influência das pesquisas em Educação Matemática foi identificada nos documentos dos dois países em temas como: a apresentação da Matemática como uma ciência viva, em construção, a serviço de outras ciências e da sociedade e a preocupação com a formação de jovens participantes na sociedade e para o mundo de trabalho

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciane Santos Rosenbaum, PUC SP

Doutora em Educação Matemática - maio de 2014 - Estudo comparativo sobre a Educação Matemática presente em currículos: Brasil e Uruguai. Professora de Matemática que atua na Educação Básica há 24 anos.

Referências

BRASIL Parecer CNE/CEB n.º 04/98. Aprovado em 1.º de junho de 1998. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares nacionais para o Ensino Médio. Relatora: Conselheira Guiomar Namo de Mello. 1998c.

––––––. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio CEB n.º 15/98. Brasília: MEC, 1998d.

––––––. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: bases legais. Brasília: MEC, 2000.

––––––. Secretaria de Educação Básica. PCN+EM Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

––––––. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio: ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

URUGUAY ––––––. Comisión de Transformación de la Educación Media Superior (Comisión TEMS) – Transformación de la Educación Media Superior. Consejo Directivo de la Administración Nacional de la Educación Pública. Montevideo. 31 de diciembre de 2001.

––––––Propuesta Programática Matemática Educación Media Básica – PLAN, 2003.

––––––Consejo de Ecucación Secundaria – Reformulación 2006: Programas Ciclo Básico. Montevideo.

––––––. Programa de Matemática Terceiro Ano Bachillerato – Diversificación Matemática y Diseno – Matemática I. 2010c.

––––––. Programa de Matemática Terceiro Ano Bachillerato – Diversificación Físico Matemática – Matemática I. 2010d.

––––––. Programa de Matemática Terceiro Ano Bachillerato – Diversificación Físico Matemática – Matemática II. 2010e.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática