O estado do conhecimento acerca das tendências metodológicas para o ensino da Matemática no Ensino Superior<br>The state of knowledge about the methodological tendencies for the teaching of Mathematics in Higher Education

Autores

  • Joice Rejane Pardo Maurell Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Celiane Costa Machado Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p300-321

Palavras-chave:

Tendências, Metodológicas, Matemática, Ensino Superior

Resumo

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online – SciELO e na Plataforma Sucupira, a partir das expressões Matemática e Ensino Superior. Na busca construiu-se um mapa teórico com dezesseis artigos, com o objetivo de conhecer as produções sobre as tendências metodológicas para o ensino da Matemática no Ensino Superior. No processo de reconhecimento/análise dos artigos emergiram quatro categorias. Todos as pesquisas convergiram para a diversidade das práticas, contemplando as TIC, modelagem, interdisciplinaridade, sequência didática, experiências não formais, projetos institucionais e, ainda, apresentaram reflexões teóricas que fazem interlocuções com os fundamentos da Educação Matemática, que foi referenciada na totalidade dos trabalhos.

The present article is the result of a research carried out in the electronic library Scientific Electronic Library Online - SciELO and in the Platform Sucupira, from the expressions Mathematics and Higher Education. In the search was constructed a theoretical map with sixteen articles, whose objective was to know the productions about the methodological tendencies for the teaching of Mathematics in Higher Education. In the process of recognition / analysis of the articles emerged four categories. All the researches converged to the diversity of the practices, contemplating ICT, modeling, interdisciplinarity, didactic sequence, not formal experiences, institutional projects and also presented theoretical reflections that make interlocutions with the foundations of Mathematics Education, referenced in the totality of the works.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joice Rejane Pardo Maurell, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de educação em Ciências: química da vida e saúde: Universidade Federal do Rio Grande FURG

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande FURG, Programa de Pós-graduação de educação em Ciências: química da vida e saúde

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane: Universidade Federal do Rio Grande FURG, Programa de Pós-graduação de educação em Ciências: química da vida e saúde

Referências

ALMEIDA, L. M. W. de A; PALHARINI, B. N. Os “Mundos da Matemática” em Atividades de Modelagem Matemática. In.: Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 43, p. 907-934, ago. 2012.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

CURI, E. Práticas e reflexões de professoras numa pesquisa longitudinal. In.: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online), Brasília, v. 94, n. 237, p. 474-500, maio/ago. 2013.

FERREIRA, V; LOVATTI, V. de M. S. O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática. In.: Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 42A, p. 163-191, abr. 2012.

FERRUZZI, E. C; ALMEIDA, L. M. W. de. Diálogos em modelagem matemática. In.: Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 2, p. 377-394, 2015.

FORNARI, A; CARGNIN, C; GASPARIN, P. P.; ARAÚJO, E. C.de. Cálculo Diferencial e Integral e Geometria Analítica e Álgebra Linear na educação a distância. In.: Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 2, p. 475-492, 2017

HENRIQUES, A; NAGAMINE, A; NAGAMINE, C. M. L. Reflexões sobre análise institucional: o caso do ensino e aprendizagem de integrais múltiplas. In: Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, p. 1261-1288, dez. 2012.

HENRIQUES, A; PONTE, J. P. da. As representações como suporte do raciocínio matemático dos alunos quando exploram atividades de investigação. In.: Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 48, p. 276-298, abr. 2014.

HENRIQUES, A; ALMOULOUD, S. A. Teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple. In.: Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 465-487, 2016.

IGLIORI, S. B. C. Considerações sobre o ensino do cálculo e um estudo sobre os números reais. In FROTA, M. C. R; NASSER, L. (Orgs.) Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisas e debates. Recife: SBEM, p. 11 – 26, 2009.

IGLIORI, S. B. C; ALMEIDA, M. V. de. Educação Matemática no Ensino Superior e abordagens de Tall sobre o ensino/aprendizagem do Cálculo I. In.: Educação Matemática Pesquisa São Paulo, v.15, n.3, p.718-734, 2013.

LEIVAS, J. C. P. Pitágoras e Van Hiele: uma possibilidade de conexão. In.: Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 643-655, 2012.

LÉVY, P. Cibercultura. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2000.

LOPES, A. R. L. V; TREVISOL, M. T. C; CORCETTI, M. L. Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais. In.: Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 703-720, 2012.

LUCCAS, S; BATISTA, I. de L. O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior. In.: Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 451-468, 2011.

LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2003.

MARIN, D; PENTEADO, M. G. Professores que utilizam tecnologia de informação e comunicação para ensinar Cálculo. In.: Educação Matemática e. Pesquisa, São Paulo, v.13, n.3, p.527-546, 2011.

MARINS, A. S; SAVIOLI, A. M. P das D. Pensamento matemático avançado manifestado em tarefas envolvendo transformações lineares. In.: Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 489-504, 2016.

NASSER, L; GENECI, A. de S.; TORRACA, M. A. A. Aprendizagem de cálculo: dificuldade e sugestões para a superação. XIV CIAEM-IACME, Chiapas, México,2015

NEVES, Rui Gomes; TEODORO, Vítor Duarte. Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. In.: Revista Lusófona de Educação, n. 25 p. 35 – 58, dez 2013.

PENTEADO, M. G; SKOVSMOSE O. Riscos trazem possibilidades. In.: SKMOVSMOSE, O. (Org). Desfios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. 1. Ed. Campinas: papirus, p. 41-50, 2008.

PEREIRA, R. dos S. G; SANTOS JÚNIOR, G. dos. Modelagem matemática e o ensino de ajuste de funções: um caderno pedagógico. In.: Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 46, p. 531-546, ago. 2013.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 5.ed. São Paulo (Brasil): Martins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

MAURELL, J. R. P.; MACHADO, C. C.; PEREIRA, E. C. O estado do conhecimento acerca das tendências metodológicas para o ensino da Matemática no Ensino Superior&lt;br&gt;The state of knowledge about the methodological tendencies for the teaching of Mathematics in Higher Education. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p300-321. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39086. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos