Vivências de Professores de Matemática em Início de Carreira.

Andréa Pavan Perin

Resumo


Este texto pretende evidenciar os desafios vivenciados por professores de Matemática nos anos iniciais da docência no Ensino Fundamental. O foco de análise incide principalmente sobre os seguintes aspectos: o choque de realidade, a disciplina dos alunos, a relação entre os professores dentro da escola, as condições de trabalho e as regras do contexto escolar. Para desenvolver o estudo, tomamos como sujeitos quatro professores de Matemática com até cinco anos de docência. Os dados foram coletados a partir de entrevistas orientadas por um roteiro preestabelecido, que buscava captar aspectos relacionados aos desafios vivenciados pelos professores nessa fase da docência. O estudo revelou quão tenso é o início de carreira, principalmente devido aos sentimentos de angústias, solidão, conflitos pessoais, descontentamento em relação à indisciplina, responsabilidade e aprendizagens intensas.

Palavras-chave


Formação de Professores de Matemática; Início de Carreira; Escola Básica

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA