O aluno concluinte do curso de Pedagogia e o ensino de Matemática nas série iniciais.

Sara Miranda de Lacerda

Resumo


Esta pesquisa insere-se no contexto da contribuição da formação inicial para a atividade de docência. A intenção era investigar quem é o aluno concluinte do curso de Pedagogia e sua visão sobre a sua formação para ensinar Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Realizou-se um levantamento histórico de como os cursos de formação para a docência foram sendo organizados desde a preparação do professor de primeiras letras até a formação pelo curso de Pedagogia, incluindo alguns aspectos de legislação que interferiram nessa trajetória. Para essa parte, tomou-se por base, principalmente, estudos de Tanuri, Romanelli, Saviani, Sheibe, Aguiar et al. Estabelecido um cenário da formação de professores das séries iniciais no Brasil, considerou-se que era primordial pesquisar a formação de professores para orientar os estudos específicos e compreender o momento atual das discussões da área para o ensino de Matemática. Para isso, foram considerados, principalmente, estudos de Gauthier, Shulman, Tardif, Imbernón, Almeida e Biajone, Mizukami, Nacarato et al, Curi e Skovsmose. Em seguida, desenvolveu-se estudo do curso de Pedagogia da PUC/SP e do Projeto Pedagógico do novo curso, implantado em 2006. Aplicou-se um questionário e organizou-se um grupo de discussão para colher dados de perfil, da visão de alunos concluintes do curso de Pedagogia acerca de sua formação e o papel das atividades acadêmico-científicas promovidas pela instituição para sua atuação como professor que ensina Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Realizou-se entrevista com as professoras que lecionam as disciplinas do eixo temático de Matemática para identificar a visão dessas professoras sobre o tema. A abordagem escolhida foi a pesquisa qualitativa porque ela proporciona a observação e a análise de variadas manifestações sobre o objeto pesquisado. Constatou-se que há um movimento de mudança em direção às recentes propostas na área de Educação. Buscou-se, neste trabalho, analisar como os cursos de Pedagogia têm respondido ao desafio de proporcionar uma formação considerada adequada para o bom desempenho profissional. Palavras-chave: formação de professores; ensino de Matemática; Ensino Fundamental. This research is inserted in the context of the contribution of the initial formation for the activity of teaching. The intention was to investigate who is the student that is concluding his studies in Pedagogy and which is his view on teaching Mathematics in the initial years of the Primary School. A historical survey was produced of how teaching formation has being organized since the preparation of teachers to teach the first words to their pupils up to the Pedagogy course for their graduation, including some law aspects which has interfered in this trajectory. For this part of the research, studies from Tanuri, Romanelli, Saviani, Sheibe, Aguiar et al were taken into account. Once the scene for teacher graduation has been set, it was considered primordial to examine teacher formation to guide the specific studies in this area and to understand the present moment of the discussion of the activity of teaching Mathematics. For this branch, studies of Gauthier, Shulman, Tardif, Imbernón, Almeida and Biajone, Mizukami, Nacarato et al, Curi and Skovsmose were considered. Afterwards, a study of PUC/SP Pedagogy course and its new course Pedagogical Project introduced in 2006 has been performed. Last year Pedagogy course students were asked to fill in a questionnaire and a discussion group has been organized to collect their profile data and to know their view about their formation and the role of academic-scientific activities promoted by the institution to their acting as teachers who teach Mathematics in the first years of Primary School. The lecturers who teach the subjects of the thematic axis of Mathematics have been interviewed to identify their opinion on the subject. The approach chosen was the qualitative one because it provides the observation and the analysis of varied manifestations of the surveyed object. A movement of changing in the direction of the recent proposals in the area of Education was verified. What had been perceived in this study was to analyze how Pedagogy courses are reacting to the challenge of providing a formation considered appropriate for the competent professional performance. Keywords: teacher formation; Mathematics teaching; Primary School.

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