Resolução de Problemas: metanálise das dissertações produzidas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP.

Alan de Carlo Antonio Silva

Resumo


Considerando a importância do tema “Resolução de Problemas no processo de Ensino e Aprendizagem em matemática”, o objetivo desse estudo foi verificar qual a abordagem teórica e quais as diferenças na forma de entendimento do termo “resolução de problemas” nos estudos produzidos por alunos do Programa Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo, no período de 1992 a 2009. Metodologicamente nossa pesquisa se caracteriza como um estudo documental denominado metanálise qualitativa na qual se procura fazer uma revisão sistemática de um conjunto de pesquisas, visando à produção de novos resultados ou sínteses. Na intenção de transcender os resultados obtidos pelas investigações estudadas buscou-se dissertações e teses que possuíam o foco no objeto Resolução de Problemas ou na metodologia de ensino por Resolução de Problemas. Fundamentamos nossa pesquisa nos trabalhos de Ponte (2004) e Dante (2009) buscando confrontar as formas diferenciadas que Resolução de Problemas tem sido abordada nas pesquisas, assim pode-se verificar que existem sete dissertações de dez analisadas que caracterizam-se pelo ensino POR MEIO da Resolução de Problemas. Desta forma concluímos que no ensino POR MEIO de Resolução de Problemas nem sempre oferece um método específico para encontrar soluções dos problemas propostos, mas a interação da pessoa com o problema e a relação professor-aluno são mais intensas que no ensino PARA Resolução de Problemas assim colaboram com o encontro das possíveis alternativas e a efetivação do processo de ensinoaprendizado. Palavras-chave: Resolução de Problemas; Metanálise qualitativa; inquiry methods. Considering the importance "Problem Solving on the process of teaching and learning in mathematics," the reason of this study was to verify the theoretical approach and the differences in the way of understanding the term "problem solving" in the studies produced by postgraduate students in mathematics education at the Catholic University of São Paulo - period 1992 to 2009. Methodologically our research was characterized as a qualitative documentary study known as metanalysis in which we try to do a systematic review of a series of research, aiming to produce new results or synthesis. In order to transcend the obtained results of the investigations dissertation and thesis were used as they had focus on the subject “problem solving“ or teaching methodology for problem solving. We based our research on Bridge (2004) and Dante (2009) comparing the different ways that “problem solving” has been addressed in the research, so after that we were able to verify that there are seven out of ten analyzed thesis that are characterized by teaching through “problems solving”. It is understood, therefore, that there are the presence of a growing rejection by the teaching method for problem solving nowadays. Therefore we conclude that the teaching through “problem solving” does not always provide a specific method to find solutions to the problems, the interaction of the person with the problem and also the teacher-student relationships are more intense than the teaching for problem solving and then it collaborates to find out possible alternatives and the effectiveness of the teaching learning process.

Texto completo:

HTML

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA