A construção de casos sobre a midiatização e a circulação como objetos de pesquisa: das lógicas às analogias para investigar a explosão das defasagens

Autores

  • Jairo Ferreira PPGCC Unisinos

Palavras-chave:

analogia, midiatização, circulação, epistemologia, metodologia

Resumo

Neste artigo, propomos uma perspectiva para a construção de casos de pesquisa sobre midiatização e circulação. Partindo dos esquemas de Verón, nossa proposição acentua a explosão de defasagens entre lógicas de produção e de reconhecimento como fenômeno central nos processos de midiatização. A problemática do método está direcionada para esse ambiente em diferenciação. O o sugerido para investigar objetos em expansão, a saber, meios, lógicas de produção e recepção, usos e práticas, circuitos e ambientes, novas narrativas e percursos, etc., é dado pelos indícios, pelas inferências e relações analógicas, centrais na constituição de casos de investigação desenhados pelo argumento abdutivo. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jairo Ferreira, PPGCC Unisinos

Professor Titular I do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS. Pos-doutor em comunicação pela UNR (Argentina). Formado em Jornalismo (UFRGS, 1982) e Ciências Econômicas (UFRGS, 1992), e mestre em Sociologia (UFRGS, 1997) e doutor em Informática na Educação (UFRGS, 2002), com sanduiche nos Arquivos Jean Piaget e na Unidade de Tecnologias Educacionais da School of Psychology and Education, University of Geneva (2000). Prêmio Capes-Paped 2001.

Downloads

Publicado

2016-12-04

Edição

Seção

Artigos | Articles