Demografía, Instituciones Educativas, Decretos Ministeriales y Progreso. Una presentación de la política educativa de Laureano Gómez en Colombia (1950-1951)

Autores

  • Yerson Y. Carrillo-Ardila Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v11i1.63366

Palavras-chave:

Laureano Gómez Castro, Educação, Progresso, Anos 50, Colombia

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa, discute diferentes decretos administrativos assinados nos anos 1950 e 1951 no campo da educação na Colômbia. Os referidos decretos basearam-se em diversas decisões executivas do então presidente colombiano Laureano Gómez Castro e seus ministros da educação - Antonio Álvarez Restrepo e Rafael Azula Barrera - que, sem qualquer intermediação do Congresso colombiano, desenvolveram um projeto conservador que previa avanços para o Nação colombiana baseada em decisões executivas e numa política editorial. O objetivo central é demonstrar, a partir de um acervo arquivístico de natureza estatística e de documentação com características resolutivas e administrativas do governo, que o projeto de avanço na Colômbia baseou-se principalmente na utilização da educação como pedra angular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yerson Y. Carrillo-Ardila, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Miembro del Grupo de Investigación Filosofía, Educación y Pedagogía, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Categoría A MinCiencias / Becario doctoral en filosofía por la Pontificia Universidad Javeriana – Bogotá, Colombia

Downloads

Publicado

2023-09-04