Demografía, Instituciones Educativas, Decretos Ministeriales y Progreso. Una presentación de la política educativa de Laureano Gómez en Colombia (1950-1951)
DOI:
https://doi.org/10.23925/politica.v11i1.63366Palavras-chave:
Laureano Gómez Castro, Educação, Progresso, Anos 50, ColombiaResumo
Este artigo, resultado de uma pesquisa, discute diferentes decretos administrativos assinados nos anos 1950 e 1951 no campo da educação na Colômbia. Os referidos decretos basearam-se em diversas decisões executivas do então presidente colombiano Laureano Gómez Castro e seus ministros da educação - Antonio Álvarez Restrepo e Rafael Azula Barrera - que, sem qualquer intermediação do Congresso colombiano, desenvolveram um projeto conservador que previa avanços para o Nação colombiana baseada em decisões executivas e numa política editorial. O objetivo central é demonstrar, a partir de um acervo arquivístico de natureza estatística e de documentação com características resolutivas e administrativas do governo, que o projeto de avanço na Colômbia baseou-se principalmente na utilização da educação como pedra angular.