Política, gobierno y formación de los profesores en la Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de Colombia

Autores

  • Soledad Montero Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v11i1.63368

Palavras-chave:

Discurso, Política, Gobierno, Formación de los profesores

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa, trata da formação intelectual de professores na política pública de integração institucional do governo na Colômbia, em meados dos anos sessenta e parte dos anos setenta do século XX, para destacar como os princípios da administração e do planejamento na adaptação social dos discursos sobre o ensino da ciência e da tecnologia, sob o lema de fazer uma causa comum para que a educação consiga uma mudança de mentalidade e forme uma nova geração para a convivência social e a sua intervenção na organização do Sistema Nacional. Este estudo baseia-se na construção documental de um arquivo institucional do Arquivo Histórico da Universidade Nacional da Colômbia e nas memórias ou relatórios dos ministros da educação. A análise filosófica de Michel Foucault em "El orden del discurso" é tomada como referência quando fala dos saberes e dos poderes com os discursos que implicam, neste caso, o da educação identificado como instrumento político na medida em que deve tem a ver com a luta social entre a elite e as massas, a oposição entre os partidos políticos liberais e conservadores e a distância social entre os civilizados e os incivilizados.

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Biografia do Autor

Soledad Montero, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Soledad Montero, investigadora asociada categorizada por Minciencias y Líder del Grupo de Investigación Filosofía, Educación y Pedagogía, categoría A, avalado por la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, profesora de la Licenciatura en Filosofía de la Facultad de Educación de la Universidad La Gran Colombia.

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Publicado

2023-09-04