Inteligência artificial no ensino superior:

uma revisão de literatura sobre desafios e possibilidades no contexto acadêmico

Autores

  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão
  • Ester Avelar dos Santos Rios Mariz Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Jéssica Silva Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Odla Cristianne Patriota Albuquerque Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.68116

Palavras-chave:

Ensino superior; , Desafios e possibilidades;, Inteligência Artificial.

Resumo

Este artigo discorre sobre a Inteligência Artificial (IA) no ensino superior, problematizando como essa tecnologia se apresenta no contexto acadêmico. O seu objetivo principal é refletir sobre como a IA tem sido integrada à academia, analisando as estratégias de uso, as concepções relativas à IA, e os desafios e possibilidades dessa integração. A metodologia empregada é uma revisão sistemática de literatura, com levantamento de produções científicas entre janeiro de 2021 e junho de  2024, em dois bancos de dados: AcademiaEdu e Google Acadêmico. Os tópicos apresentados incluem breve histórico da IA, sua definição, como também discussões sobre a IA no ensino superior a partir de Nascimento et al. (2023), Rodrigues (2023), Peres (2024), entre outros. Os resultados apontam a IA como um recurso valioso para personalizar o aprendizado e apoiar decisões pedagógicas no ensino superior. Entretanto, também destacam desafios éticos, legais e a necessidade de formação dos professores nessa tecnologia.

Biografia do Autor

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil; joaobatista@ufma.br. https://lattes.cnpq.br/4828197220419425. https://orcid.org/0000-0002-4432-0271

Ester Avelar dos Santos Rios Mariz, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

[1] Advogada Seccional OAB Maranhão e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão – PGCult/UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil; avelar.mariz@hotmail.com. http://lattes.cnpq.br/3397273308623521. https://orcid.org/0009-0004-2765-6111.

Jéssica Silva Costa , Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pedagoga e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão – PGCULT/UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil; silva.jessica@discente.ufma.br. https://lattes.cnpq.br/3835975335681219. https://orcid.org/0009-0007-5992-3474

Odla Cristianne Patriota Albuquerque, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão – COLUN/UFMA e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – PGCult/UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil; odla.cpa@ufma.br. https://lattes.cnpq.br/1306845358005042. https://orcid.org/0000-0003-3096-0494.

Referências

ANGELI, P. H. de; COLODETTE, L; OLIVEIRA, P. H. S. de; SILVA, A. B. da. A Evolução Da Inteligência Artificial E A Substituição Do Trabalho Humano. Ambiente Acadêmico, Cachoeiro de Itapemirim, v. 5, n. 1, p. 7-25, jun. 2019.

BARBOSA, X. de C; BEZERRA, R. F. Breve Introdução À História Da Inteligência ArtificiaL. Jamaxi: Universidade Federal do Acre (UFAC), Acre, v. 4, n. 2, p. 90-97, 02 jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/4730. Acesso em: 15 abr. 2024.

BROILO BARTELLE, L. A inteligência artificial e a educação superior online. Trajetória Multicursos, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 3-17, feb. 2023. ISSN 2178-4485. Disponível em: http://sys.facos.edu.br/ojs/index.php/trajetoria/article/view/555. Acesso em: 08 jun 2024.

COSTA JÚNIOR, J. F.; LIMA, F.U. de; LEME, M. D.; MORAES, L. S.; COSTA, J. B. da; BARROS, D. M. de; SOUSA, M. A. De M. A.;OLIVEIRA, L. C. L. de. A inteligência artificial como ferramenta de apoio no ensino superior. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S.l.], v. 6, p. 246–269, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/111. Acesso em: 8 jun. 2024.

COSTA, R.; COSTA, A. L.; CARVALHO, A. A. Utilização do ChatGPT pelos alunos de licenciatura e CTeSP: um estudo exploratório no ensino superior. In: CARVALHO, A. A. A. et al. (org.). 6 Encontro Internacional sobre jogos e mobile learning. Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares – Universidade de Coimbra, 2024. p. 130-140.

COZMAN, F. G; NERI, H. O que, afinal, é Inteligência Artificial? In: COZMAN, Fábio G; NERI, Hugo; PLONSKI, Guilherme Ari (org.). Inteligência Artificial: avanços e tendências. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, 2021. p. 21-29.

FERNANDES, A. B.; SANTANA, A. C. de A.; ARAÚJO, A. R. S. de; SILVA, M. V. M. da; ROJAS, J. D. S.; SANTOS, C. G. dos. Utilizando Inteligência Artificial para Reduzir a Evasão no Ensino Superior no Brasil. In: Congresso Online Nacional de Pedagogia (PEDCON). Anais. São Luís, 2024. Disponível em: https://www.academia.edu/120007091/UTILIZANDO_INTELIG%C3%8ANCIA_ARTIFICIAL_PARA_REDUZIR_A_EVAS%C3%83O_NO_ENSINO_SUPERIOR_NO_BRASIL. Acesso em: 02 jun 2024.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, mar. 2014. Disponível em http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 28 abr. 2024

NASCIMENTO, C. C.; SILVA, D. S.; BALDERRAMAS, H. A.; XAVIER, J. T. P.; VALENTE, V. C. P. N. Inteligência artificial no ensino superior: da transformação digital aos desafios da contemporaneidade. Bauru-SP: Editora e-Publicar, 2023.

PERES, F. A literacia em saúde no ChatGPT: explorando o potencial de uso de inteligência artificial para a elaboração de textos acadêmicos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, e02412023, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/mgdv7bWZ6pnjVYNfrG6HTgh/#2024. Acesso em: 5 jun. 2024.

RODRIGUES, L. Pós-Humanismo e Educação: O Potencial da Inteligência Artificial na Inclusão no Ensino Superior. Revista da UI_IP Santarém, v. 11, n. 4, p. 138-148.. 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/35989. Acesso em: 03 jun. 2024.

RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial. 3. Ed. Tradução Regina Célia Simile. Rio de Janeiro: Campos, 2013.

SANTOS, J. C. E. Alan Turing: Cientista Universal. Braga: UMinho Editora, 2018. Disponível em: https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/5. Acesso em: 15 abr. 2024.

SICHMAN, J. S. Inteligência Artificial e sociedade: avanços e riscos. Estudos Avançados (USP), São Paulo, v. 101, n. 35, p. 37-49, quad. 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/issue/view/11988. Acesso em: 15 abr. 2024.

SOUTO, R. M. A. “O Jogo da Imitação” – histórias da ciência no cinema. Belo Horizonte: Revista Pensar Educação, 2021.

Downloads

Publicado

2024-11-30

Como Citar

Bottentuit Junior, J. B., Mariz, E. A. dos S. R. ., Costa , J. S. ., & Albuquerque, O. C. P. . (2024). Inteligência artificial no ensino superior: : uma revisão de literatura sobre desafios e possibilidades no contexto acadêmico . PoliÉtica. Revista De Ética E Filosofia Política, 12(3), 145–171. https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.68116