Inteligência artificial no ensino superior:
uma revisão de literatura sobre desafios e possibilidades no contexto acadêmico
DOI :
https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.68116Mots-clés :
Ensino superior; , Desafios e possibilidades;, Inteligência Artificial.Résumé
Este artigo discorre sobre a Inteligência Artificial (IA) no ensino superior, problematizando como essa tecnologia se apresenta no contexto acadêmico. O seu objetivo principal é refletir sobre como a IA tem sido integrada à academia, analisando as estratégias de uso, as concepções relativas à IA, e os desafios e possibilidades dessa integração. A metodologia empregada é uma revisão sistemática de literatura, com levantamento de produções científicas entre janeiro de 2021 e junho de 2024, em dois bancos de dados: AcademiaEdu e Google Acadêmico. Os tópicos apresentados incluem breve histórico da IA, sua definição, como também discussões sobre a IA no ensino superior a partir de Nascimento et al. (2023), Rodrigues (2023), Peres (2024), entre outros. Os resultados apontam a IA como um recurso valioso para personalizar o aprendizado e apoiar decisões pedagógicas no ensino superior. Entretanto, também destacam desafios éticos, legais e a necessidade de formação dos professores nessa tecnologia.
Références
ANGELI, P. H. de; COLODETTE, L; OLIVEIRA, P. H. S. de; SILVA, A. B. da. A Evolução Da Inteligência Artificial E A Substituição Do Trabalho Humano. Ambiente Acadêmico, Cachoeiro de Itapemirim, v. 5, n. 1, p. 7-25, jun. 2019.
BARBOSA, X. de C; BEZERRA, R. F. Breve Introdução À História Da Inteligência ArtificiaL. Jamaxi: Universidade Federal do Acre (UFAC), Acre, v. 4, n. 2, p. 90-97, 02 jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/4730. Acesso em: 15 abr. 2024.
BROILO BARTELLE, L. A inteligência artificial e a educação superior online. Trajetória Multicursos, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 3-17, feb. 2023. ISSN 2178-4485. Disponível em: http://sys.facos.edu.br/ojs/index.php/trajetoria/article/view/555. Acesso em: 08 jun 2024.
COSTA JÚNIOR, J. F.; LIMA, F.U. de; LEME, M. D.; MORAES, L. S.; COSTA, J. B. da; BARROS, D. M. de; SOUSA, M. A. De M. A.;OLIVEIRA, L. C. L. de. A inteligência artificial como ferramenta de apoio no ensino superior. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S.l.], v. 6, p. 246–269, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/111. Acesso em: 8 jun. 2024.
COSTA, R.; COSTA, A. L.; CARVALHO, A. A. Utilização do ChatGPT pelos alunos de licenciatura e CTeSP: um estudo exploratório no ensino superior. In: CARVALHO, A. A. A. et al. (org.). 6 Encontro Internacional sobre jogos e mobile learning. Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares – Universidade de Coimbra, 2024. p. 130-140.
COZMAN, F. G; NERI, H. O que, afinal, é Inteligência Artificial? In: COZMAN, Fábio G; NERI, Hugo; PLONSKI, Guilherme Ari (org.). Inteligência Artificial: avanços e tendências. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, 2021. p. 21-29.
FERNANDES, A. B.; SANTANA, A. C. de A.; ARAÚJO, A. R. S. de; SILVA, M. V. M. da; ROJAS, J. D. S.; SANTOS, C. G. dos. Utilizando Inteligência Artificial para Reduzir a Evasão no Ensino Superior no Brasil. In: Congresso Online Nacional de Pedagogia (PEDCON). Anais. São Luís, 2024. Disponível em: https://www.academia.edu/120007091/UTILIZANDO_INTELIG%C3%8ANCIA_ARTIFICIAL_PARA_REDUZIR_A_EVAS%C3%83O_NO_ENSINO_SUPERIOR_NO_BRASIL. Acesso em: 02 jun 2024.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, mar. 2014. Disponível em http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 28 abr. 2024
NASCIMENTO, C. C.; SILVA, D. S.; BALDERRAMAS, H. A.; XAVIER, J. T. P.; VALENTE, V. C. P. N. Inteligência artificial no ensino superior: da transformação digital aos desafios da contemporaneidade. Bauru-SP: Editora e-Publicar, 2023.
PERES, F. A literacia em saúde no ChatGPT: explorando o potencial de uso de inteligência artificial para a elaboração de textos acadêmicos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, e02412023, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/mgdv7bWZ6pnjVYNfrG6HTgh/#2024. Acesso em: 5 jun. 2024.
RODRIGUES, L. Pós-Humanismo e Educação: O Potencial da Inteligência Artificial na Inclusão no Ensino Superior. Revista da UI_IP Santarém, v. 11, n. 4, p. 138-148.. 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/35989. Acesso em: 03 jun. 2024.
RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial. 3. Ed. Tradução Regina Célia Simile. Rio de Janeiro: Campos, 2013.
SANTOS, J. C. E. Alan Turing: Cientista Universal. Braga: UMinho Editora, 2018. Disponível em: https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/5. Acesso em: 15 abr. 2024.
SICHMAN, J. S. Inteligência Artificial e sociedade: avanços e riscos. Estudos Avançados (USP), São Paulo, v. 101, n. 35, p. 37-49, quad. 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/issue/view/11988. Acesso em: 15 abr. 2024.
SOUTO, R. M. A. “O Jogo da Imitação” – histórias da ciência no cinema. Belo Horizonte: Revista Pensar Educação, 2021.