Filosofia Hermenêutica e suas contribuições para a Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.23925/poliética.v4i1.31409Abstract
O presente artigo decorre da busca de uma compreensão sobre a Educação Ambiental contemporânea que se encontra imersa em contradições e carente de uma Ética a partir do olhar da Filosofia Hermenêutica. A pesquisa sobre alguns dos significados relacionados à palavra natureza no contexto histórico filosófico na busca de nexos do pensamento humano objetivou desconstruir, por meio de um exercício hermenêutico, a concepção de Natureza e de Educação Ambiental, além da forma de agir proposta pela ciência moderna com o propósito de desvendar o caráter ideológico da ciência e dos múltiplos usos que carrega o conceito. A partir destes pressupostos, o objetivo foi buscar interpretar uma modalidade de compreensão e de ação sustentada em outra modalidade de racionalidade para pensar a Educação Ambiental - EA. Na tentativa de deslocar o olhar de um pensamento pautado pela técnica das ciências naturais para uma que busca desvelar seus sentidos, buscou-se valorizar a hermenêutica como interpretação no contexto da Educação Ambiental.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-01-09
Issue
Section
Artigos