Filosofia Hermenêutica e suas contribuições para a Educação Ambiental

Autores/as

  • Jacqueline Carrilho Eichenberger FURG
  • Vilmar Alves Pereira FURG

DOI:

https://doi.org/10.23925/poliética.v4i1.31409

Resumen

O presente artigo decorre da busca de uma compreensão sobre a Educação Ambiental contemporânea que se encontra imersa em contradições e carente de uma Ética a partir do olhar da Filosofia Hermenêutica. A pesquisa sobre alguns dos significados relacionados à palavra natureza no contexto histórico filosófico na busca de nexos do pensamento humano objetivou desconstruir, por meio de um exercício hermenêutico, a concepção de Natureza e de Educação Ambiental, além da forma de agir proposta pela ciência moderna com o propósito de desvendar o caráter ideológico da ciência e dos múltiplos usos que carrega o conceito. A partir destes pressupostos, o objetivo foi buscar interpretar uma modalidade de compreensão e de ação sustentada em outra modalidade de racionalidade para pensar a Educação Ambiental - EA. Na tentativa de deslocar o olhar de um pensamento pautado pela técnica das ciências naturais para uma que busca desvelar seus sentidos, buscou-se valorizar a hermenêutica como interpretação no contexto da Educação Ambiental.

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Biografía del autor/a

Jacqueline Carrilho Eichenberger, FURG

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande – RS, Brasil. Fonte de financiamento: CAPES

Vilmar Alves Pereira, FURG

Professor, Dr. Instituto de Educação/Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande – RS, Brasil.

Publicado

2017-01-09

Número

Sección

Artigos