Considerações sobre o projeto de transitar ao lado de adolescentes com doenças crônicas nos campos da psicanálise, filosofia e literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/poliética.v9i1.55090Palabras clave:
Adolescentes, Doença crônica, Psicanálise, Filosofia da saúde, LiteraturaResumen
Inúmeros estudos avaliam o impacto do adoecimento infantojuvenil na esfera psicossocial dos jovens. Entretanto, há uma tendência dessas pesquisas em abordar o adoecimento como um evento traumático sob um viés patologizante. O objetivo deste artigo é apresentar uma intervenção que permita aos adolescentes com doenças crônicas transitar por outros referenciais diferentes do saber biomédico, incluindo os da psicanálise, filosofia e literatura. A intervenção ocorrerá em torno de textos filosófico-literários ou literário-filosóficos por meio de grupos fechados. Conceitos filosóficos e escuta analítica orientarão as reflexões e discussões. A direção de transitar ao lado dos adolescentes ao longo da experiência de leitura e discussão de textos sinaliza aos jovens que a escrita da própria história de vida é uma experiência autoral. Essa intervenção, quando proposta pela instituição de saúde, transmite aos jovens a existência de outros referenciais, abrindo oportunidade para novos enlaces transferenciais e espaços a serem transitados.Descargas
Citas
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