Considerações sobre o projeto de transitar ao lado de adolescentes com doenças crônicas nos campos da psicanálise, filosofia e literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/poliética.v9i1.55090

Palavras-chave:

Adolescentes, Doença crônica, Psicanálise, Filosofia da saúde, Literatura

Resumo

Inúmeros estudos avaliam o impacto do adoecimento infantojuvenil na esfera psicossocial dos jovens. Entretanto, há uma tendência dessas pesquisas em abordar o adoecimento como um evento traumático sob um viés patologizante. O objetivo deste artigo é apresentar uma intervenção que permita aos adolescentes com doenças crônicas transitar por outros referenciais diferentes do saber biomédico, incluindo os da psicanálise, filosofia e literatura. A intervenção ocorrerá em torno de textos filosófico-literários ou literário-filosóficos por meio de grupos fechados. Conceitos filosóficos e escuta analítica orientarão as reflexões e discussões. A direção de transitar ao lado dos adolescentes ao longo da experiência de leitura e discussão de textos sinaliza aos jovens que a escrita da própria história de vida é uma experiência autoral. Essa intervenção, quando proposta pela instituição de saúde, transmite aos jovens a existência de outros referenciais, abrindo oportunidade para novos enlaces transferenciais e espaços a serem transitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Tereza Piedade Rabelo, EPM/UNIFESP

Psicanalista e doutoranda em Ciências Aplicadas à Pediatria - Escola Paulista de Medicina -  Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP – São Paulo, SP – Brasil;CAPES.

Viviane Cristina Cândido, EPM/UNIFESP

Docente adjunto e pesquisadora em Filosofia da Saúde – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP, São Paulo, Brasil

Mariana Cabral Schveitzer, EPM/UNIFESP

Professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva - Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP – São Paulo, SP – Brasil.

Ana Laura Prates Pacheco, UNICAMP

Psicanalista e Pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas, SP – Brasil.

Claudio Len, EPM/UNIFESP

Reumatologista Pediatra, Professor Associado do Departamento de Pediatria -Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP – São Paulo, SP – Brasil.

Referências

ALMEIDA, Milena Dórea. Sobreviventes de câncer infanto-juvenil: contribuições da psicanálise e novos dispositivos clínicos. 2017. 214f. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade de São Paulo. USP. São Paulo.

ANELLI, Catherine Gusman et al. Challenges in transitioning adolescents and young adults with rheumatologic diseases to adult Care in a Developing Country - the Brazilian experience. Pediatr Rheumatol Online, v. 15, n. 1, p. 47, 2017.

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Editora Ática S.A., 1995.

BARRETT, Peter M.; MULLEN, Louise; MCCARTHY, Triona. Enduring psychological impact of childhood cancer on survivors and their families in Ireland: A national qualitative study. Eur J Cancer Care (Engl), p. 2-10, 2020.

BENJAMIN, Walter. O Narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. 197-221.

BRUMFIELD, Kate; LANSBURY, Gwenda. Experiences of adolescents with cystic fibrosis during their transition from paediatric to adult health care: a qualitative study of young Australian adults. Disabil Rehabil, v.26, n.4, 223-234, 2004.

CANTRELL, Mary Ann; CONTE, Teresa M. Between being cured and being healed: the paradox of childhood cancer. Qual Health Res, v. 19, n. 3, 312–322, 2009.

COSTA VAL, Alexandre, et al. Psicanálise e saúde coletiva: aproximações e possibilidades de contribuições. Physis, v. 27, n 4, 1287–1307, 2017.

FREDERICK, Natasha N. et al. Preparing childhood cancer survivors for transition to adult care: the young adult perspective. Pediatr Blood Cancer, v. 64, n. 10, 2017.

FREUD, S. ( 1908 [1907]/ 1996) Escritores criativos e devaneios. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. IX. Rio de Janeiro: Imago.

FREUD, S. (1940 [1938]/1996). Esboço de Psicanálise. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago.

FREUD, S. (1919 [1918]/1996). Linhas de progresso na terapia psicanalítica. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XVII. Rio de Janeiro: Imago.

FREUD, S. (1919 [1921]/1996). Psicologia das massas e análise do eu. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago.

FREUD, S. (1940 [1938]/1996). Esboço de Psicanálise. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago.

HART, Laura. C. et al. What Care Models Have Generalists Implemented to Address Transition from Pediatric to Adult Care?: a Qualitative Study. J Gen Intern Med, v. 34, n. 10, p. 2083-2090, 2019.

JONES, Barbara L.; PARKER-RALEY, Jessica; BARCZYK, Amanda. Adolescent cancer survivors: identity paradox and the need to belong. Qual Health Res, v. 21, n. 8, p. 1033–1040, 2011.

LACAN, J.(1956-1957) O seminário, livro 4: A relação de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

LACAN, J. (1958 [1998]). A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

LACAN, J. (1964 [2008]) O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

LACAN, J. (1964 [2003]). Ato de fundação. In: Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

LACAN, J. (1967 [2003]). Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola. In: Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

LACAN, J. (1973 [2003]). Prefácio à edição alemã dos escritos. In: Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

LESKOV, Nikolai. Viagem com um niilista. São Paulo: Editora 34, 2016.

O’DOWD, T. C. Five years of heartsink patients in general practice. BMJ, v.297, n.6647, p.528-530, 1988.

PAVIANI, Jayme. O texto filosófico-literário e o texto literário-filosófico. Veritas, Porto Alegre, v. 48, n.4, pp. 549-558, 2003.

RABELO, Maria Tereza Piedade. Transitar doente e a dor crônica: laços e desenlaces entre adolescentes, familiares e instituição hospitalar. 2019. 130f. [Dissertação] Ciências Aplicadas à Pediatria. Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. São Paulo.

STRINGER, Elizabeth. et al. Evaluation of a rheumatology transition clinic. Pediatric Rheumatol Online, v.13, p.22, 2015.

SVEDBERG, Petra et al. Support from healthcare services during transition to adulthood - Experiences of young adult survivors of pediatric cancer. Eur J Oncol Nurs, v 21, p. 105–112, 2016.

TAVARES, Felipe de Medeiros. Reflexões acerca da iatrogenia e educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v 3, p. 180-185, 2007.

TOBIN, Jessica et al. Posttraumatic growth among childhood cancer survivors: Associations with ethnicity, acculturation, and religious service attendance. J Psychosoc Oncol, v. 36, n. 2, p. 175–188, 2018.

WIEMANN, Constance M. et al. Development of a group-based, peer-mentor intervention to promote disease self-management skills among youth with chronic medical conditions. J Pediatr Nurs, v. 48, p.1–9, 2019.

ZANOLA, P. C. Alienação e sua travessia na psicanálise lacaniana. [Dissertação] Mestrado. Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Curitiba, 2018.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Edição

Seção

Artigos