Os Crimes da esquina do pecado
ensaio sobre a verdade no Processo Penal
DOI :
https://doi.org/10.23925/politica.v13i1.74546Mots-clés :
esquina do pecado, Bebedouro, verdade processual, júri, verdades e mentirasRésumé
Este ensaio aborda a fluidez das categorias verdade e mentira, procurando apontar sua extrema dependência dos contextos em que fatos são reproduzidos, já num tempo em que eles não mais existem, sendo apenas objeto de narrativas que disputam, entre si, a qualidade de serem verdadeiras. Interessa a ideia de verdade e de mentira no âmbito do processo criminal, que é o horizonte do jurista. Ocorre que o processo constitui-se de atos normatizados, cuja área de interesse limita-se àquilo que é obtido segundo suas próprias regras, do que forçosamente resulta o estabelecimento de uma determinada verdade, já que o problema do processo é decidir conflitos. Trata-se, pois, de uma verdade processual. Mas, de certa forma, a única possível e, mais ainda, a única objetivamente útil, pois essa verdade determinará o destino da causa em julgamento. O texto é, quase integralmente, o relato de crimes acontecidos no passado, em pequena cidade do interior paulista, sendo possível – esta é a intenção – captar da narrativa, aqui e ali, a dualidade permanente entre verdade e mentira. E, sobretudo, a persistente subordinação dessas categorias às circunstâncias colocadas pelo contexto social e simbólico da reprodução dos fatos e da interpretação a eles dada pelos juízes que, em instâncias judiciais diversas, tiveram a atribuição de julgar o réu e fixar a verdade acerca dos acontecimentos.
Références
ASSIS TOLEDO, Francisco de. Princípios básicos de direito penal. São Paulo: Saraiva, 1994.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Universidade de Brasília, 1986.
COSTA, Syro Lima. Bebedouro, ontem e hoje. Bauru: Graff Stúdio, 1996.
ELIADE, Mircea. História das crenças e das ideias religiosas. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
ESPÍNOLA FILHO, Eduardo. Código de Processo Penal brasileiro anotado. Rio de Janeiro: Borsoi, 1965.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Trad. Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2003.
FRANCO, Alberto Silva; STOCCO, Rui (coord.). Código de Processo Penal e sua interpretação jurisprudencial. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
GAZETA DE BEBEDOURO. Bebedouro, 31 dez. 1959, 07 ago. 1960 etc et al.
GENTIL, Plínio. Vingança: limites e condicionamentos de sua apreensão no processo penal. Tese. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós Graduação em Direito das Relações Sociais, Sub área Direito Processual Penal. São Paulo: 2006.
GRECO FILHO, Vicente. Manual de processo penal. São Paulo: Saraiva, 1999.
GUIA Quatro Rodas Brasil 2006. São Paulo: Ed. Abril, 2006.
HUNGRIA, Nélson. Comentários ao Código Penal. Rio de Janeiro: Forense, 1979.
IZIDODO FILHO, Manoel. Reminiscências de Bebedouro. Ribeirão Preto: Legis Summa, 1991.
KELSEN, Hans. O que é justiça?. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARQUES PORTO, Hermínio Alberto. Júri. São Paulo: Saraiva, 2005.
MASCARO, Alysson Leandro. Introdução à filosofia do direito. São Paulo: Atlas, 2002.
MITTERMAIER, C. J. A. Tratado da prova em matéria criminal. Tradução por Herbert Wuntzel Heinrich. Campinas: Bookseller, 1997.
OPPENHEIM, Félix E. Dicionário de política. Org. BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Brasília: Universidade de Brasília, 1986.
PIERANGELI, José Henrique. Códigos Penais do Brasil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
PRIMEIRA PÁGINA: FOLHA DE S. PAULO. – 5. ed. – São Paulo: Publifolha, 2000.
SÃO PAULO. Tribunal de Justiça. Apelação criminal n. 99.329, Comarca de São Paulo. Autos do processo-crime movido a Mahmoud Ahmad Nasrallah.
SÃO PAULO. Tribunal de Justiça. Apelação criminal n. 67.171, Comarca de Bebedouro. Autos do processo-crime movido a Bahzed Ismael.
VEJA essa, in Revista Veja, ano 39, n. 35, p. 55, 06 set. 2006.
VIEIRA, Ana Lúcia Menezes. Processo penal e mídia. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.
VILLELA, João Batista Giglio. Fragmentos do eu. Ribeirão Preto: Studio Criação, 1981.