O aumento dos índices do discurso de ódio nas redes sociais brasileiras e a modernidade da questão

Autores

  • Abrahão Alexandre Barros de Lima UFMA
  • Zilmara de Jesus Viana de Carvalho UFMA
  • Flávio Luiz de Castro Freitas UFMA

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.69288

Palavras-chave:

Discurso de ódio, Pandemia, Modernidade, Colonialidade

Resumo

A pandemia de covid-19 e suas restrições provocaram diversas alterações nas relações sociais e suas trocas, ocasionando uma massiva migração para as redes sociais. Por essa forma de conexão, foi possível a manutenção de laços, mas trouxe maior visibilidade a disfunções sociais, como o discurso de ódio, objeto desta investigação. Partindo de dados da ONG Safernet, dialogaremos sobre a disseminação desse fenômeno nas redes sociais brasileiras durante a pandemia, considerando uma possível subnotificação gerada pela própria estrutura digital. Observando a visibilidade trazida pelas redes e a sociedade da vigilância e partindo de um olhar retrospectivo sobre a sociedade brasileira colonial e racista, problematiza-se a modernidade do fenômeno. Em notas conclusivas, assumimos que não se trata de uma questão legitimamente moderna, mas tão somente mais transparente por conta das redes sociais.

Biografia do Autor

Abrahão Alexandre Barros de Lima, UFMA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Bolsista FAPEMA; graduado em Direito pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Zilmara de Jesus Viana de Carvalho, UFMA

Professora do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; doutora em Filosofia pela USP; bolsista de estímulo à produtividade FAPEMA (03677/2023); coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Kant

Flávio Luiz de Castro Freitas, UFMA

Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; doutor e pós-doutor em Filosofia pela UFSCar; coordenador do Grupo Teoria da Afetividade e Filosofia das Psis

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

Barros de Lima, A. A., Viana de Carvalho, Z. de J., & de Castro Freitas, F. L. (2024). O aumento dos índices do discurso de ódio nas redes sociais brasileiras e a modernidade da questão. PoliÉtica. Revista De Ética E Filosofia Política, 12(3), 243–267. https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.69288