Interdisciplinaridade e Interculturalidade
desafios e potencialidades na prática pedagógica
DOI :
https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.69286Mots-clés :
Educação, Interdisciplinaridade, Interculturalidade, Práticas PedagógicasRésumé
O presente artigo tem como objetivo discutir a relevância da interculturalidade e da interdisciplinaridade no contexto educacional, e apresentar a análise das percepções dos professores de uma escola pública de São Luís (MA), sobre suas potencialidades e desafios na prática pedagógica. Discutiremos como essas práticas respondem à diversidade cultural e aos desafios do conhecimento hegemônico, a partir de contribuições teóricas de Japiassu (1994; 2016), Ivani Fazenda (2011) e Vera Candau (2006; 2012; 2016). Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento da importância da interdisciplinaridade e interculturalidade, os educadores enfrentam barreiras significativas, como a rigidez curricular e a falta de tempo para planejamento. Essas dificuldades comprometem a efetividade das práticas, que se revelam essenciais para descolonizar o currículo e promover uma educação de qualidade, especialmente diante da pressão do Novo Ensino Médio.