Estudos decoloniais e a educação inclusiva

uma solução possível no desafio das estruturas de poder nas práticas educacionais

Autores

  • Renata Maranhão Caldas UFMA
  • Cristiane Navarrete Tolomei UFMA

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.69285

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Estudos decoloniais, Pedagogia decolonial, Práticas educativas

Resumo

Este texto propõe refletir metodologias inovadoras que contemplem os estudos decoloniais como uma práxis de oposição ao sistema-mundo moderno/colonial na educação inclusiva. Para isso, verificamos como uma ontologia centralizadora invisibiliza e subalterniza pessoas com deficiência, resultando em um modelo social capacitista e excludente na educação inclusiva no Brasil. Diante disso, discorremos sobre as implicações da colonialidade no domínio da educação inclusiva para, em seguida, a partir de uma perspectiva  decolonial, apresentar os elementos que circundam uma pedagogia decolonial para promover uma educação inclusiva, especialmente, no que diz respeito à educação e inclusão das  pessoas com deficiência.

Biografia do Autor

Renata Maranhão Caldas, UFMA

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio de São Luís (2014), Maranhão, Brasil; Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA/MA, São Luís, Maranhão, Brasil; Mestra em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal do Maranhão – PGCULT/UFMA/MA, São Luís, Maranhão, Brasil; Graduanda em Linguagens pela Faculdade Sesi de Educação – FASESP/SP, São Paulo, São Paulo, Brasil; Membra do Grupo de Pesquisa Marginalia Decolonial (CNPq).

Cristiane Navarrete Tolomei, UFMA

Professora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo - EFLCH/UNIFESP/SP, São Paulo, São Paulo, Brasil; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal do Maranhão – PGCULT/UFMA/MA, São Luís, Maranhão, Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 2 (Chamada CNPq N 09/2022). Líder do Grupo de Pesquisa Marginalia Decolonial (CNPq).

Downloads

Publicado

2024-11-30

Como Citar

Maranhão Caldas, R., & Navarrete Tolomei, C. (2024). Estudos decoloniais e a educação inclusiva: uma solução possível no desafio das estruturas de poder nas práticas educacionais. PoliÉtica. Revista De Ética E Filosofia Política, 12(3), 119–144. https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.69285