Jovens no trânsito: do sentido do dirigir ao desenvolvimento de consciência

Autores

  • Sonia Chébel Mercado Sparti
  • Heloisa Szymanski

Palavras-chave:

prevenção de acidentes, acidentes de trânsito, condução de veículo, conscientização, comportamento, estudantes

Resumo

Introdução: a complexa situação relativa à circulação humana tem suscitado muitas indagações. O advento do automóvel, ao lado das dimensões positivas, também trouxe consigo um conjunto de graves problemas, destacando-se pela sua magnitude e importância, os acidentes de trânsito. Objetivo: esta pesquisa buscou conhecer como a reflexão sobre o sentido do dirigir possibilita o desenvolvimento de consciência de jovens universitários/as. Metodologia: foram utilizadas duas Entrevistas Reflexivas, realizadas de maneira Coletiva, com dez universitários/as da PUC-São Paulo/campus Sorocaba, seguidas de devolução (com pré-análise dos dados). A opção pela Entrevista Reflexiva deveu-se, dentre outros fatores, ao seu caráter de intervenção, uma vez que a escuta atenta e respeitosa pode ser um momento de ajuda. A Grounded Theory foi utilizada para a organização dos dados. Resultados: este procedimento reflexivo possibilitou a compreensão dos aspectos positivos e negativos relativos à circulação humana e levantou fatores indicativos de prevenção: afirmações categóricas a respeito das próprias habilidades ao volante cederam lugar ao reconhecimento de que ainda há espaço para seu aperfeiçoamento; o olhar relativo ao outro foi se modificando, de maneira a considerá-lo parceiro, e não adversário; a preservação da vida sendo considerada um valor, em direção a um que fazer mais prudente, no espaço compartilhado do trânsito. Conclusão: estes resultados ratificam a proposta de que é possível (e desejável) pensar a educação para o trânsito na perspectiva do desenvolvimento de consciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Chébel Mercado Sparti

Doutora em Psicologia da Educação - PUC-SP

Heloisa Szymanski

Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Educação PUC-SP

Downloads

Como Citar

1.
Sparti SCM, Szymanski H. Jovens no trânsito: do sentido do dirigir ao desenvolvimento de consciência. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 23º de dezembro de 2008 [citado 18º de setembro de 2024];10(4):18-21. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/1518

Edição

Seção

Artigo Original